Os interessados podem se inscrever pelo site do banco
As inscrições para a segunda seleção de correspondentes bancários do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) seguem abertas. Disponível até 06 de fevereiro, às 18 horas, o segundo edital para correspondentes bancários é direcionado a empresas constituídas sob a forma de serviço social autônomo ou entidade sindical de grau superior. O programa visa estreitar o vínculo com diversas regiões do Estado, ampliar o atendimento e facilitar o acesso ao crédito para as micro e pequenas empresas.
Os interessados podem se inscrever pelo site do banco, por meio do menu “Editais”, na aba “Licitações e contratos”.
O crédito exerce um papel central no crescimento e no fortalecimento do ecossistema econômico, sendo essencial para garantir um desenvolvimento saudável e estruturado. Nesse contexto, a atuação dos correspondentes bancários tem sido estratégica para ampliar o alcance do banco em todo o Espírito Santo.
O projeto-piloto, no primeiro ano de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) — já correspondentes bancários —, registrou cerca de R$ 9 milhões em liberações de financiamentos.
De forma digital, os correspondentes são responsáveis por disponibilizar a linha de capital de giro automático de até R$ 300 mil, que oferece, adicionalmente, bônus de pontualidade de 0,25% ao ano e bônus de liderança feminina de 0,5% ao ano, garantindo condições competitivas em um processo menos burocrático e mais acessível.
Agora, o edital busca ampliar o time de correspondentes bancários e superar a quantidade de financiamentos registrada no ano anterior, reforçando a estratégia do Bandes de interiorização do crédito e fortalecimento das micro e pequenas empresas capixabas.
“Impulsionar os negócios e fortalecer a competitividade capixaba é um dos objetivos centrais do Bandes. A parceria com o Sebrae e a Findes ao longo do último ano reflete a forte demanda das micro e pequenas empresas em todo o Estado e o compromisso do banco em ampliar o acesso ao crédito. Com este novo edital, queremos expandir a oferta de soluções financeiras personalizadas e superar os resultados alcançados em 2025”, declarou o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive.
O diretor de Negócios Marcos Kneip Navarro complementa que a atuação dos correspondentes bancários já tem se mostrado decisiva para a interiorização do desenvolvimento e a ampliação do acesso ao crédito no Espírito Santo. “O modelo operacional permite que mais empresas tenham acesso ao financiamento para capital de giro, organizem suas despesas operacionais, mantenham o fôlego financeiro e se preparem para novos investimentos, impulsionando o crescimento e o desenvolvimento regional”, disse.
A iniciativa acompanha um cenário nacional em que as micro e pequenas empresas se consolidam como protagonistas da economia. Segundo o relatório Mapa de Empresas, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), o segundo quadrimestre de 2025 registrou 24 milhões de empresas ativas no país, considerando matrizes, filiais e microempreendedores individuais (MEI). Desse total, 93,8% são microempresas ou empresas de pequeno porte.
A diretora Operacional do Bandes, Gabriela Vichi, reforçou que este cenário reafirma a importância das MPEs como um público estratégico e prioritário não apenas para o banco, mas para a economia estadual como um todo. “O modelo de atuação com correspondentes bancários permitiu ampliar nossas operações e reduzir prazos, com um processo mais simples e totalmente digital. Com a abertura do segundo edital, reforçamos uma estratégia que já demonstrou impacto concreto para os negócios capixabas, sempre em conformidade com a regulamentação do Banco Central”, afirmou.
Sobre o edital
O edital do Bandes está aberto para credenciamento de pessoas jurídicas privadas constituídas sob a forma de serviço social autônomo ou entidade sindical de grau superior para atuarem como correspondentes bancários do Bandes no Espírito Santo. As instituições habilitadas irão atuar na recepção e no encaminhamento de propostas de crédito de empresas optantes pelo Simples Nacional, além de apoiar a coleta de informações cadastrais, documentos e o acompanhamento das operações.
O edital seguirá com as inscrições abertas até o dia 06 de fevereiro, às 18 horas, no site www.bandes.com.br, no link: Editais > Licitações e Contratos > Licitações > Credenciamento.
Acesse o edital:
www.bandes.com.br/licitacoes