Loading...

Notícia

Publicado: 20/08/2024 14:42h

Modelo de Inovação da Suzano vira estudo de caso para comunidade global

Modelo de Inovação da Suzano vira estudo de caso para comunidade global

Conteúdo produzido em parceria com a consultoria BTA é fonte de conhecimento na INSEAD

O modelo de negócios da Suzano e a forma como a companhia brasileira concilia Inovação e Sustentabilidade como pilares para sua estratégia de crescimento tornaram-se objeto de estudos para a comunidade global. Um extenso e profundo estudo de caso produzido em parceria com a consultoria Betania Tanure Associados (BTA) passa a fazer parte dos conteúdos teóricos apresentados pela INSEAD, uma das mais importantes Escolas de Negócios da Europa. Maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, a Suzano completa 100 anos em 2024.

O case tem como objetivo demonstrar como Cultura e Inovação, quando permeadas nas diversas áreas de uma organização, são catalisadores na transformação em favor da Sustentabilidade dentro de grandes companhias. A cultura da Suzano permite que esse modelo chamado de Inovabilidade, a Inovação a favor da Sustentabilidade, seja um dos parâmetros estabelecidos pela companhia para olhar os próximos 100 anos.

“Como uma empresa com mais de cem anos de história impulsionada pela inovabilidade, reconhecemos que nosso papel vai além da busca por novos modelos de negócio, produtividade e eficiência. Nós sabemos que precisamos causar um impacto positivo na sociedade e deixar um legado para as futuras gerações. Por isso, fortalecemos nossa atuação por meio de parcerias com diversos atores da sociedade que compartilham do nosso compromisso com a transformação positiva, como é o caso da INSEAD e da BTA”, afirma Marcela Porto, diretora de Comunicação, Marca e Sustentabilidade Institucional da Suzano.

Os autores do estudo de caso são Felipe Monteiro, Senior Affiliate Professor de Estratégia na INSEAD e Senior Fellow no Mack Institute for Technological Innovation na Wharton; Anne-Marie Carrick, Senior Research Associate na INSEAD; Betania Tanure, Founding Partner na Betania Tanure Associados (BTA) e professora convidada na INSEAD; e Ivanka Visnjic, Professora na ESADE, com o apoio de Erika Penido, Consultora da BTA e Luisa Tanure, Consultora da BTA.

No case ‘’A transformação da Suzano por meio da Inovabilidade‘’, os especialistas relacionam o olhar da Inovação e da Sustentabilidade à capacidade da companhia em se manter competitiva em um mercado global, no qual é líder, e baseada

em um país emergente, como o Brasil. Além disso, destaca como a Suzano está preparada para mudanças de cenário e as macrotendências globais.

“Quando apresentei ao INSEAD a oportunidade de fazermos um estudo de caso com a história da Suzano, fui inspirada pela visão de futuro da empresa e nos três pilares fundamentais que levaram a Suzano aos 100 anos de sucesso: Cultura, Inovação e Sustentabilidade. A Cultura da Suzano permite que a estratégia da inovabilidade seja de sucesso. É a BTA levando para o mundo o Brasil que dá certo, que faz certo e que é consistente com o nosso propósito maior: contribuir para que as pessoas, as organizações e a sociedade sejam melhores”, diz Betania Tanure, CEO da BTA. A partir do estudo de caso de coautoria da Betania, Felipe, Anne-Marie e Ivanka, disponibilizado na plataforma INSEAD, a Suzano se torna fonte de consulta para que outras corporações globais possam desenvolver caminhos para, a partir da Cultura, Inovação e da Sustentabilidade, tornarem-se empresas transformadoras em prol de um futuro ambientalmente mais sustentável e socialmente mais justo.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Suzano
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras