Marcos Faraco, atual vice-presidente das Operações de Aços Longos e Planos no Brasil, Argentina e Uruguai, assume com o objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento da Gerdau
A Gerdau anunciou, ontem (16), a criação de uma nova vice-presidência corporativa de Estratégia. Para a posição, a empresa convidou o executivo Marcos Faraco, atual vice-presidente das Operações de Aços Longos e Planos no Brasil, Argentina e Uruguai.
“A criação desta posição representa o nosso compromisso com o crescimento da Gerdau e com a nossa aspiração de sermos uma das empresas da cadeia do aço mais rentáveis e admiradas do mundo e uma das mais relevantes nas Américas. Assim, Faraco terá como principais desafios avaliar oportunidades estratégicas que concretizem a nossa ambição e evoluir no desenvolvimento de um processo de planejamento estratégico cada vez mais dinâmico e moderno”, afirma Gustavo Werneck, diretor-presidente (CEO) da Gerdau.
“A nova vice-presidência de Estratégia reafirma o comprometimento da Gerdau, aos 121 anos de história, em seguir inovando e desenvolvendo seus negócios, gerando cada vez mais valor para nossos stakeholders”, afirma Faraco.
Para ocupar a vice-presidência das Operações de Aços Longos e Planos no Brasil, Argentina e Uruguai, Fernando Pessanha, atual líder da Gerdau no México, retorna ao Brasil para liderar a vice-presidência, que também compreende as operações de mineração e florestal no País.
Para a liderança da operação da Gerdau no México, Luis Alberto Guereca, Diretor de Operações da Colômbia, assumirá como Diretor Executivo da Operação.
As movimentações são efetivadas a partir do dia 1º de agosto de 2022.
Conheça o perfil dos executivos:
Marcos Faraco
Marcos Faraco ingressou na Gerdau em 2003 e desde então exerceu funções como Diretor Comercial da Gerdau Aços Especiais, Diretor Comercial Corporativo e Diretor Comercial da Gerdau Aços Brasil. Desde 2017, lidera a Operação GAB, onde conquistou excelentes resultados e avanços importantes nos temas de segurança, foco do cliente, desenvolvimento de pessoas e novos negócios. É Presidente do Conselho do Instituto Aço Brasil e Conselheiro de diversas organizações como ABRAMAT (Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais de Construção), Alacero (Associação Latino-americana do Aço), entre outras. Faraco é reconhecido pelo seu profundo conhecimento do negócio e capacidade de criar e articular caminhos estratégicos de alto impacto.
Fernando Pessanha
Pessanha iniciou sua carreira na Gerdau em 2000 como trainee da Cosigua e atuou como Consultor e Gerente de Suprimentos da América Latina. Assumiu como Gerente Geral e Diretor de Logística e, em 2015, foi promovido a Diretor Corporativo de Metálicos. De 2016 a 2018 atuou como Diretor de Matérias Primas e Suprimentos das operações GAB e GSB. Desde 2018 lidera a Operação do México, onde atingiu excelentes resultados financeiros e contribuiu para a formação de um time forte e preparado para seus desafios.
Pessanha é reconhecido pela sua habilidade comercial, visão estratégia e capacidade de formar times de alta performance.
Luis Güereca
Güereca ingressou na Gerdau em 2010 como Gerente de Recursos Humanos na Gerdau Corsa, México. Atuou como Gerente de Laminação, Gerente Industrial, Gerente de Metálicos e, em 2017, assumiu como Diretor de Suprimentos naquela Operação. Em 2020, foi promovido a Diretor de Operações da Colômbia, onde fez um excelente trabalho no desenvolvimento do seu time e gerou impacto positivo nos custos industriais de todas as linhas de produtos. Güereca é reconhecido pela sua capacidade de mobilizar times e promover transformações que preparam a organização para o presente e para o futuro.
Sobre a Gerdau
A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 11 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).