Por meio de um convênio de cooperação técnica firmado no último sábado (8/12), a ArcelorMittal Tubarão vai contribuir para a preservação de 55 nascentes na comunidade de Crubixá, em Santa Leopoldina (ES). Além da empresa, o convênio envolve o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espirito Santo (Fundagres), o Ministério Público e o Comitê de Bacias Hidrográficas.
Estiveram presentes à assinatura do convênio agricultores e autoridades da região; o promotor de Justiça Geral de Santa Leopoldina, Jeferson Valente Muniz; o vice-presidente de Operações da empresa, Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira; a Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente, Jennifer Coronel; e o consultor do Incaper, Aureliano Nogueira Costa.
O trabalho está sendo executado com o apoio do Incaper, que fará um estudo técnico para estabelecer as melhores técnicas de recuperação das nascentes, considerando as particularidades da região. A unidade de Tubarão fornecerá à comunidade de Crubixá 5.920 mourões e 192 rolos de arame, que serão utilizados para cercar e proteger as nascentes.
Durante a solenidade, Jorge Luiz ressaltou que a ArcelorMittal deseja contribuir efetivamente para a preservação das nascentes, que são um valioso recurso natural. “Também reafirmamos hoje nossa posição de diálogo permanente e transparente com as comunidades e vocês, agricultores, são essenciais para o sucesso desse projeto”, finalizou.
O procurador Jeferson destacou o trabalho conjunto. “É uma grande honra estar envolvido com esse projeto e que possamos formar um grupo eficiente de atuação. Vamos sair da teoria e ir para a prática, fazendo esse projeto tão importante acontecer”, declarou.