Programa gratuito apoia startups capixabas com capacitações, mentorias e conexões estratégicas; inscrições vão até o dia 09 de fevereiro
Após atingir a marca de mais de 230 startups aceleradas digitalmente, o Fundo de Investimento em Participações (FIP) Funses 1, supervisionado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), dá as boas-vindas ao novo ano com inscrições abertas para a 12° turma de Aceleração Digital, um programa gratuito que oferece suporte estruturado para startups em diferentes estágios de desenvolvimento. Os interessados podem se inscrever até o dia 09 de fevereiro pelo site da ACE Ventures.
Para garantir o fortalecimento do ecossistema de inovação capixaba, o programa Aceleração Digital Funses 1 busca apoiar startups na validação e no aprimoramento de seus modelos de negócio, no desenvolvimento de estratégias de crescimento e na preparação para etapas futuras, incluindo acesso a investimentos. A iniciativa é totalmente online e voltada a negócios inovadores, escaláveis e com potencial de impacto econômico.
Ao longo da jornada, as empresas selecionadas terão acesso às mentorias especializadas com conteúdos aplicados sobre Vendas, Marketing, Produto, Finanças, Gestão e Estratégia; aos workshops práticos e ao acompanhamento feito pelo time de aceleração, além de conexões com investidores, parceiros e agentes relevantes para o setor. Podem se inscrever startups capixabas ou que atuem no Espírito Santo, com soluções inovadoras e modelos de negócio escaláveis.
Segundo a gerente de Participações, PPPs e Investimentos do Bandes, Ivone Pontes, para 2026, a expectativa é ampliar o alcance dos investimentos e fortalecer projetos que consolidem o fundo como um instrumento estruturante de fomento à inovação sustentável, onde programas como a Aceleração Digital ocupam um papel estratégico.
“A Aceleração Digital tem se mostrado um importante impulsionador de novos negócios e do fortalecimento do ecossistema capixaba de inovação sustentável. Ao incentivar o surgimento de startups, o programa cria condições favoráveis para novos investimentos com recursos do Funses 1 e a atração de capital de outros investidores para serem alocados em empresas inovadoras do Estado”, afirmou Ivone, em situações anteriores.
Sobre o Funses1
Com recursos do Governo do Estado e supervisionado pelo Bandes, o Funses 1 é gerido pela Quartzo Capital e tem foco na capitalização de empresas com alto potencial de crescimento, especialmente em setores de base tecnológica, sustentabilidade e transformação digital. Na área de aceleração digital, a responsável é a investidora ACE Ventures.
Criado em 2019, com base nos recursos oriundos da exploração de petróleo, o Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (Funses) permite, a partir do investimento de receitas provenientes da indústria do petróleo e do gás natural, buscar a atração de novos negócios, gerando emprego e renda para a população do Estado.
Sobre a Quartzo Capital
A Quartzo Capital é o resultado da fusão entre duas empresas reconhecidas nacionalmente pela excelência em serviços financeiros: TM3 Capital e CTM Investimentos. Com R$ 1,4 bilhão sob gestão, a empresa atua nos setores de Asset Management, Venture Capital, Wealth Management, Corporate Finance e Real Estate. Com mais de 2.500 investidores e mais de 60 investimentos em startups realizados, a Quartzo Capital conta com ampla expertise e cases de sucesso, com investimentos em negócios de diferentes segmentos e portes. A empresa já co-investiu ou vendeu empresas para grandes corporações, tais como Bradesco, Santander, Movile, Microsoft, Linx, Stone, Whirlpool, Sonda, Trimble, Ambev, Gerdau e ArcelorMittal.
Sobre a ACE Ventures
A ACE Ventures é uma investidora early stage. Fundada em 2012 pelos empreendedores seriais Pedro Waengertner e Mike Ajnsztajn, a ACE Ventures já aportou em mais de 150 startups, concluindo o exit de 29 delas, como Decorati e Love Mondays, vendidas em 2019 para a Loft e Glassdoor respectivamente, além da Melhor Envio, que foi adquirida pela Locaweb no fim de 2020.
No seu track record,estão mil startups conectadas com grandes empresas. A holding conta também com verticais de consultoria de inovação (ACE Cortex), educação (Future Dojo) e, em 2023, lançou dois novos negócios, como a boutique de M&A (ACE Advisors) e a gestora para transações via corporate venture capital (ACE Outlier Capital).
Inscrições:
Até o dia 09 de fevereiro de 2026
Inscreva-se: https://aceventures.com.br/aceleracao-digital/
Informações sobre o FIP Funses 1:
www.bandes.com.br/fip
www.fundosoberano.es.gov.br