A instituição tem expertise em modelagem de concessões e estará envolvida no projeto
O Governo do Estado do Espírito Santo deu início à estruturação de uma concessão do novo Centro de Eventos de Carapina, na Serra. O projeto, que integra o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI/ES), tem inauguração prevista para julho de 2027 e contará com o apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) nos processos de elaboração da concessão que transferirá a operação, manutenção e gestão à iniciativa privada.
O projeto é liderado pelas secretarias de Desenvolvimento (Sedes) e do Turismo (Setur), com apoio técnico do Bandes, que coordenará as etapas de estruturação e modelagem da concessão. Atuando como Project Management Office (PMO), o banco capixaba se aterá à organização dos processos e à elaboração das condições que tornarão o projeto viável e atrativo ao mercado.
Entenda o processo
A estruturação da concessão inclui etapas como a publicação de uma Solicitação de Informações (Request for Information – RFI). Este processo está em andamento e consiste em um diálogo com o mercado, que visa coletar contribuições de empresas de projetos e consultorias especializadas para aperfeiçoar o Termo de Especificação Técnica (TET) do projeto.
As informações deverão ser fornecidas até o dia 27 deste mês e serão fundamentais para a definição do modelo de concessão e dos estudos de viabilidade técnica, econômica, jurídica e ambiental (EVTEJA). Após a coleta desses dados, o Bandes ajustará o TET e executará a contratação de consultorias especializadas para desenvolver as modelagens necessárias à licitação.
Detalhes do projeto
Com uma área total de 113 mil metros quadrados e cerca de 35,8 mil metros quadrados de área construída, está prevista a construção de auditórios multiuso, incluindo um mezanino de 4,5 mil metros quadrados, divisível em nove salas de 500 metros quadrados cada, uma área externa de 10 mil m² com potencial de expansão para eventos ao ar livre, reunidos em estrutura completa e climatizada, com alta eficiência térmica, acústica e hidráulica.
O novo centro de eventos será referência em modernidade e funcionalidade, ideal para receber feiras, congressos e eventos culturais e esportivos de grande porte, com investimentos totais superiores a R$ 100 milhões. Além disso, a concessão será importante para garantir a gestão eficiente e sustentável do espaço, alinhada às práticas de mercado.
Trajetória de contribuições para o desenvolvimento capixaba
O Bandes atua no Espírito Santo com uma expertise consolidada em PPPs, sobretudo a partir da gestão do ES Inteligente, que busca modernizar e eficientizar a infraestrutura urbana. À frente do programa, o banco já firmou parcerias com 24 municípios capixabas, entre os quais dez estudos de viabilidade foram entregues para nortear as modelagens.
No âmbito do projeto do Pavilhão de Carapina, além de liderar a governança da estruturação, a instituição fará a precificação dos serviços de consultoria e organizará os processos licitatórios que vão selecionar os parceiros privados. Desse modo, o banco capixaba se concentrará em garantir que a nova estrutura atenda a altos padrões técnicos e operacionais.
O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip, enfatizou que o processo destaca a relevância do modelo de parceria com o banco como instrumento de desenvolvimento regional. “Estamos promovendo um processo transparente e alinhado às melhores práticas do mercado. Nossa atuação neste projeto é um exemplo de como o Bandes se consolida como um parceiro importante em projetos de infraestrutura, fomentando desenvolvimento regional e a eficiência na gestão pública”, frisou.
“O Bandes está estruturado e conta com uma área dedicada a atuar como escritório de projetos, reforçando sua capacidade de estruturar importantes iniciativas no formato de Concessões e PPPs. Essa atuação estratégica visa a apoiar o Governo do Estado e os municípios na viabilização de importantes projetos”, completou o coordenador do núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias do Bandes, Vilker Zucolotto.
Para consultorias interessadas em contribuir com o projeto, os documentos estão disponíveis no site do Bandes. É possível também solicitar reuniões com a equipe pelo e-mail ppp@bandes.com.br para esclarecimentos adicionais. A participação nesse processo é uma oportunidade para as empresas posicionarem-se como protagonistas em um dos maiores projetos de infraestrutura do Espírito Santo.
Para contribuições ao projeto:
www.bandes.com.br/consulta-ppp