A indústria está em constante transformação. O Sistema Indústria, por meio das suas Federações, também vem acompanhando essa evolução e se modernizando. E para acompanhar a modernidade, o dinamismo e a força que nos impulsiona a liderar o desenvolvimento industrial, as marcas da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) estão de cara nova a partir desta terça-feira (17).
Seguindo os conceitos e padrões definidos pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Findes modernizou as suas marcas – Findes, Sesi, Senai, IEL, Cindes – e algumas de suas áreas de negócios (Findeslab, Sesi Saúde e Segurança e Observatório Findes) para acompanhar o movimento da indústria no Brasil.
O presidente da Findes, Paulo Baraona, ressalta o protagonismo da Federação e suas empresas na transformação da indústria e do ambiente de negócios do Espírito Santo. “Consideramos todos os pontos na reformulação das marcas, sempre reafirmando o nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento dos setores industriais”, disse.
Já o diretor-geral da Findes, Roberto Campos de Lima, afirma que essas novas marcas refletem a essência da Findes. “Somos uma Federação que se conecta com a sociedade, escuta os seus anseios e transforma desafios em oportunidades. Nosso compromisso é transformar vidas por meio da indústria, promovendo o desenvolvimento sustentável e criando oportunidades que gerem valor para o Espírito Santo e para o Brasil.”
A modernização das marcas adota um design mais arredondado, com a escolha da fonte Inter como principal, transmitindo uma imagem mais dinâmica e flexível. Também será adotado a lógica do endosso de marcas em todas as comunicações, unindo a marca Findes junto às outras empresas (Sesi, Senai, IEL e Cindes).
As novas marcas passaram a ser usadas pela CNI em alguns canais oficiais desde o dia 12 de agosto. O cronograma para a substituição gradual em redes sociais, campanhas publicitárias, peças de comunicação interna, sistemas de trabalhos digitais e sinalização de prédios, fachadas, escolas e uniformes, prevê a conclusão das modernizações até 2026.
Para auxiliar na aplicação correta da marca, a Findes lançou um manual de aplicação das novas marcas, que está disponível. Clique aqui.
Paleta de cores
Findes: Para a paleta de cores da Findes, foram escolhidas as cores azul escuro e o detalhe em azul claro, que simboliza confiança e estabilidade. A Findes é a voz da indústria capixaba, liderando o diálogo e a defesa de interesses do setor.
Sesi: A paleta de cores escolhida para o Sesi foi desenvolvida de forma estratégica para atender às diversas demandas de comunicação, garantindo versatilidade e impacto visual. As cores permitem uma abordagem de peças que, de acordo com o necessário, pode ser tanto informal, quanto sóbria. Além disso, remetem ao ambiente escolar, inspirando aprendizado, criatividade e acolhimento. A inclusão de cores mais claras e mais escuras garante contraste visual, facilitando a leitura e destacando informações importantes. Assim, a identidade visual do Sesi se mantém flexível e adaptável a diferentes contextos, sem perder sua força, coerência e essência.
Senai: Para a nova paleta de cores do Senai, foram escolhidas cores que refletem os valores tradicionais como confiança, competência e profissionalismo além de trazer uma linguagem visual moderna e versátil tornando a marca interessante para estudantes e os parceiros industriais. Essas cores também garantem contraste e legibilidade, que são essenciais para as diversas aplicações da comunicação visual. O laranja traz a inovação, energia e criatividade, enquanto o ciano transmite frescor e modernidade. O roxo, por sua vez, nos remete a sabedoria, excelência e faz associação com a tecnologia, por fim, o azul escuro: transmite concentração e confiança.
IEL: A paleta de cores do IEL foi desenvolvida para refletir os valores da marca, alinhando-se às diretrizes nacionais e comunicando confiança, criatividade e inovação. Azul Escuro é a cor principal da marca e está presente na paleta nacional. Já o turquesa combina azul e verde, trazendo equilíbrio, estabilidade e criatividade. Seu uso é ideal para peças mais jovens, como as relacionadas a serviços de estágio, criando uma comunicação moderna e conectada. Os tons roxos reforçam os atributos de criatividade, exclusividade e inovação, essenciais para o posicionamento do IEL.
Cindes: A combinação das cores do Cindes cria uma identidade visual equilibrada e alinhada com os valores da empresa. Enquanto o azul e o roxo reforçam a seriedade e o compromisso com a formação de líderes, o amarelo e o azul claro trazem leveza e energia, conectando-se ao público jovem e incentivando-os a inovar e liderar o futuro com confiança e criatividade