Vale e Faesa acabam de firmar um convênio de cooperação técnica com o objetivo de selecionar estudantes dos cursos de graduação para atuar em projetos de iniciação científica dentro da empresa.
Como resultado do convênio, 8 alunos da faculdade iniciarão em janeiro suas atividades, que consistem em, durante um período de 4 meses, observar a rotina da operação da empresa com o intuito de identificar oportunidades de melhoria em conjunto com os empregados de cada área.
Para isso, os alunos passam por um treinamento sobre a Metodologia do Pensamento Enxuto, conhecida mundialmente e aplicada por grandes empresas como a montadora Toyota. Durante a execução do projeto eles são acompanhados e orientados por especialistas da Vale e realizam reuniões e relatórios mensais com seus professores.
Inicialmente, o projeto envolve alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Enfermagem e Engenharia de Produção, mas pode ser ampliado para outras áreas à medida que novas demandas forem identificadas ao longo dos dois anos de duração do convênio.
Essa é a segunda vez que Vale e Faesa promovem a integração entre faculdade e empresa. Uma versão piloto do convênio foi colocada em prática no primeiro semestre deste ano e rendeu ótimos resultados. Os projetos de iniciação científica foram aproveitados pelos alunos em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e a empresa foi beneficiada pelas melhorias implantadas.
Nesta edição mais recente, 96 alunos se inscreveram para o processo seletivo promovido pela faculdade. Durante o período em que estão desenvolvendo seus projetos, os alunos recebem uma bolsa de iniciação científica oferecida pela faculdade.