A Vale está treinando sua primeira turma de controlador de tráfego da Estrada de Ferro Carajás (EFC). Como a função é bastante específica, os selecionados fazem parte da equipe de operação e manutenção ferroviária da empresa. Ao todo, foram selecionados cinco profissionais que passarão por formação teórica e prática ao longo de seis meses. Durante a fase prática, eles terão a oportunidade de aprender a programar as rotas de viagens dos trens utilizando um simulador de controle de tráfego desenvolvido por empregados da Vale.
O maranhense Augusto Thiago, 30 anos, conta que é um desafio novo em sua carreira profissional e que esta formação se destaca pela dinâmica da programação. "Como eu era maquinista de pátio eu estava acostumado a receber a programação do Centro de Controle de Operações, agora terei a oportunidade de aprender a comandar a circulação dos trens na ferrovia", diz.
Atualmente a turma está sendo habilitada, na fase teórica, sobre os c?onhecimentos da operação e manutenção ferroviária. Para que eles tenham uma vivência mais completa do universo da operação, foi incluída uma visita técnica à ferrovia Carajás.
A fase prática será realizada no simulador de controle de tráfego. O equipamento recria situações reais de trabalho permitindo que o treinando possa criar rotas de trens, reconfigurar rotas de viagens e programar manobras de trens de apoio ao longo da malha. Na prática, a tecnologia permite que o treinando vivencie situações criadas de forma que ele possa desenvolver as aptidões necessárias para o cargo.
"Como estamos em ob?ras de expansão da ferrovia, o simulador vai possibilitar que eles já tenham uma convivência com essa nova realidade e possam ter mais segurança ao traçar suas rotas quando estiverem de fato trabalhando como controladores", explica o instrutor de controle de tráfego Euzimar Lima.
As turmas que foram formadas no passado eram capacitadas sem a utilização de uma metodologia ou material didático para formação de controlador de tráfego na Vale. Os empregados chegavam e sentavam do lado de um controlador veterano durante seis meses. Cabia à equipe detectar a aptidão para a função. Após um ano de acompanhamento e operação assistida, o empregado era considerado um controlador de tráfego apto a assumir responsabilidades e decisões sobre a malha de trens.
A função do controlador de tráfego exige do profissional uma vasta gama de conhecimentos teóricos e práticos da ferrovia, o que torna sua formação bastante complexa tendo em vista a necessidade de conhecer todo sistema operacional da malha para que ele possa dialogar com quem está à frente da operação do trem.
"Por esta razão selecionamos pessoas que já atuavam na operação e manutenção de trens pois é necessário conhecimento de campo para que as rotas sejam essencialmente seguras. Essa nova turma representa a nova geração que estamos formando para controlar a Estrada de Ferro Carajás no futuro", destaca Gustavo Mucci, gerente de operações do Centro de Controle da EFC.