Atividades gratuitas variadas prometem resgatar o prazer das brincadeiras simples
Neste final de semana, o Parque Botânico Vale dará continuidade às atividades da Semana Mundial do Brincar, uma oportunidade para a criançada dar um descanso para celulares, tablets, videogames e outras atrações do mundo virtual e (re) descobrir o próprio corpo como uma forma de brincadeira de forma integrada com a natureza.
A programação dos dias 26 e 27, sábado e domingo, envolverá atividades de arvorismo, escalada e tirolesa para os pequenos até 10 anos, além de um espaço sensorial para bebês, oficinas de yoga, de brinquedos criativos e de musicalização e brincadeiras variadas como elástico, bambolê e caça ao tesouro com mediadores caracterizados como personagens infantis. Para os pais, no domingo (27), haverá uma palestra com o Corpo de Bombeiros sobre cuidados que podem salvar a vida de crianças e recém-nascidos em situações como engasgos e sufocamento.
Este é o segundo ano que a Vale adota a Semana Mundial do Brincar, que também movimentou o Museu Vale, em Vila Velha, e o Trem de Passageiros da Estrada Vitória a Minas (EFVM). No ano passado, apenas o Museu Vale recebeu mais de 40 mil crianças e a programação foi estendida por mais de um mês devido ao sucesso. Este ano, serão 45 dias de diversão no museu, como parte da comemoração de 20 anos do espaço dedicado à arte e à história ferroviária.
Para montar a programação, em uma ação inédita, mais de 100 crianças de escolas públicas e particulares foram ouvidas e participaram de oficinas que ajudaram a definir as atrações oferecidas em cada espaço. Esse tipo de iniciativa faz parte do calendário de uma ação desenvolvida pela Vale há 4 anos, focada no desenvolvimento de crianças na primeira infância. O Vale Cuidar tem como objetivo contribuir para que crianças de 0 a 6 anos tenham acesso às melhores práticas e ferramentas educacionais no desenvolvimento de suas capacidades cognitiva, emocional e social, tendo como base o incentivo ao fortalecimento do vínculo afetivo e às brincadeiras. Para isso, promove um processo de formação para pais e responsáveis, cuidadores informais, educadores e profissionais ligados à rede de proteção da criança.
Confira a programação completa:
Parque Botânico Vale - 26 e 27 de maio
Atividades variadas das 8h às 17h e oficinas com hora marcada
- Meu pé de quê? Faça o livro circular! (livros pendurados nas árvores)
- Trilhas com Contação de Histórias com personagens do folclore e animais do parque - 10h, 11h, 14h e 15h
- Oficina "Brincando no Jardim Sensorial" - 9h, 10h, 15h e 16h
- Arvorismo, Escalada e Tirolesa - 9h às 12h e 14h às 17h
Brincando de Corpo e Alma
Mediadores caracterizados (palhaços e personagens da literatura infantil) estimulando diversas brincadeiras de infância - elástico, bambolê, pula corda, amarelinha, bola de sabão gigante, pintura no rosto, corrido de saco, jogo de argolas, caça ao tesouro etc)
Espaço Sensorial para Bebês - 9h às 12h e 14h às 17h
Oficinas "Amar é!" - 14h às 16h
- Musicalização
- Explorando os Sentidos
- Brinquedos Criativos
- Yoga