Os fãs da música clássica têm um encontro marcado com a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (OSES) neste domingo, dia 16 de setembro, no Parque Botânico Vale, em Jardim Camburi. O repertório, marcado por grandes sucessos da bossa nova, promete encantar o público presente. A apresentação é gratuita e está marcada para ter início às 11 horas.
O evento tem o objetivo de despertar o interesse e o gosto do público em geral pela música e faz parte das atividades da OSES voltadas a promover o acesso à cultura a partir da aproximação da comunidade do universo musical. Composições de grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Tom Jobim, Dorival Caymmi, Toquinho, Vinicius de Moraes e Ary Barroso, entre outros, farão parte do repertório. A expectativa é de que o evento atraia aproximadamente 2 mil pessoas ao Parque Botânico.
Expectativa é de que o evento atraia cerca de 2 mil pessoas ao Parque Botânico.
Teatro e oficinas
Ainda como parte da programação do final de semana, quem estiver no Parque poderá participar de oficinas variadas. A "Brincando de Teatro", por exemplo, programada para o sábado (16/9), tem como proposta criar um espaço de sensibilização e de desinibição das crianças a partir de atividades recomendadas no processo de desenvolvimento infantil, como improvisação, dramatização, exercícios corporais, jogos e brincadeiras. Voltada para crianças, a prática será realizada das 10h e 11h. Paralelamente será ofertada também a oficina de artesanato "Fazendo o fantoche", atividade que dará a oportunidade aos pequenos de empregarem toda a sua criatividade na produção de diferentes bonecos.
Também no sábado (16/9), o Parque Botânico Vale receberá o espetáculo teatral "Uma viagem no tempo", do grupo Rerigtiba. O roteiro conta a história de Morton e Madame Sofi, dois viajantes do tempo que estão em busca de um misterioso tesouro. Num planeta desértico, eles descobrem uma estranha criança que não sabe sorrir. O inusitado encontro desses três personagens vai despertar a esperança, a magia, a alegria e desvendar o mistério de como as pessoas deixaram sua maior riqueza escorrer pelas mãos. De forma lúdica e divertida, o espetáculo nos convida a pensar nas atitudes importantes para preservar nosso mais valioso recurso natural: a água. A apresentação terá início às 15h. Para completar a programação do final de semana, também está previsto o "Piquenique Saudável", ação que tem como objetivo promover orientação nutricional aos pais e responsáveis das crianças que visitam o Parque.
Sobre o Parque Botânico Vale
Com 33 hectares de área verde, o Parque Botânico Vale está localizado no cinturão verde do Complexo de Tubarão. O funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h, e a entrada é gratuita. Recentemente, o Parque teve a sua área verde ampliada, que passou a ter mais 1.300 metros quadrados, além de uma Fonte dos Desejos. Quem visita o local tem a oportunidade de conhecer o primeiro Jardim Sensorial permanente do Espírito Santo, estrutura que tem o objetivo de estimular os cinco sentidos e promover uma forma diferenciada de interação com a natureza. O parque conta também com o Vagão do Conhecimento, biblioteca com capacidade para 3.500 exemplares, montada em um vagão de trem, e com acervo de audiolivros, voltado para deficientes visuais. No Parque Botânico Vale está instalado também o único orquidário da Grande Vitória aberto à comunidade. O espaço conta hoje com mais de 350 mudas divididas em 113 espécies. No Parque, o visitante pode ainda frequentar o parquinho e fazer trilhas ecológicas pela área de restauração florestal - que já possui mais de 140 tipos de espécies arbóreas de Mata Atlântica e alguns animais silvestres. Também é possível agendar uma visita guiada de ônibus às instalações da Vale, em Tubarão.