Loading...

Notícia

Publicado: 29/05/2018 11:45h

Fundação Vale divulga resultados recentes da sua atuação social no Brasil

Fundação Vale divulga resultados recentes da sua atuação social no Brasil

Instituição beneficiou mais de 60 municípios de seis estados

A Fundação Vale lança em maio o Relatório de Atividades 2017, um documento que reúne os principais resultados alcançados por meio de projetos associados aos temas Saúde, Educação e Geração de Renda. Em sua trajetória de 50 anos, a instituição busca contribuir para o fortalecimento do legado que a Vale, sua mantenedora, se propõe a deixar nos territórios onde está presente. Somente no ano passado, a Fundação Vale atuou em mais de 60 municípios localizados no Maranhão, Pará, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, promovendo a melhoria na qualidade de vida das pessoas que vivem nesses estados.

"Os resultados que o relatório apresenta são consequência de um trabalho articulado pela Fundação Vale junto a diversos parceiros com o intuito de fortalecer as iniciativas e atender as demandas especificas em cada localidade. A participação e o envolvimento das comunidades são decisivos para o sucesso de cada projeto. Temos observado que as pessoas estão cada vez mais engajadas e se apropriando das tecnologias sociais, transformando desta forma propostas em projetos sustentáveis", explica Isis Pagy, diretora-presidente da Fundação Vale.

O programa Agir está entre as iniciativas que se consolidaram nos últimos anos e que estão deixando um legado positivo para as comunidades. O programa se propõe a promover a geração de trabalho e renda nos estados do Maranhão, Pará, Minas Gerais e Espirito Santo. Mais de mil empreendedores já foram beneficiados, 80 negócios sociais incubados e outros 113 negócios criados, regularizados ou formalizados.

Os projetos de promoção do livro e da leitura também ganham destaque na área de Educação, com mais de 60 mil pessoas beneficiadas desde 2012 e 31 mil livros disponibilizados em escolas e espaços de leitura estruturados pela Fundação Vale em diversos municípios.

Recursos Incentivados

Para ampliar os investimentos nos territórios, a Fundação Vale apoia a Vale e suas empresas controladas na gestão e destinação de recursos incentivados relacionados ao Fundo da Criança e do Adolescente (FIA), à Lei do Idoso, ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD) e à Lei do Esporte.  Com esses recursos, conselhos municipais e instituições sem fins lucrativos podem promover diversas iniciativas em benefícios de idosos, crianças e adolescentes, por exemplo. Os recursos incentivados chegaram em 2017 a mais de R$ 29 milhões.

Para acessar o Relatório de Atividades 2017 da Fundação Vale, clique aqui ou acesse o vale.com.

Conheça alguns destaques da Fundação Vale no Maranhão em 2017

- AGIR EFC (MA) - Apoio à Geração e Incremento de Renda 

Objetivo: prospectar negócios sociais, promover formação empreendedora e selecionar empreendimentos para incubação e/ou aceleração. Prevê ainda investimento direto (capital semente) em infraestrutura produtiva e equipamentos.
Municípios: Arari, Vitória do Mearim, Alto Alegre do Pindaré, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, São Pedro da Água Branca.
Resultados: Em 2017, o projeto foi concluído, computando um total de 137 empreendedores engajados. Entre os 22 negócios sociais apoiados em 2017 no Maranhão, estão o Ateliê Trilhando a Costura (artesanato), Núcleo Terra das Palmeiras, Sabores do Arapapá, Delícias de Vila Pindaré, (produção de alimentos), Costura Arari (confecção de roupas e acessórios), entre outros. 

- Casa Saudável 
Objetivo: melhoria das condições de vida de comunidades socioeconomicamente vulneráveis, por meio da implantação de tecnologias sociais relacionadas ao acesso a instalações sanitárias, fontes de água potável e de alimentos.
Municípios: Açailândia (Agroplanalto), Buriticupu (Vila Pindaré, Vila União/Vila Concórdia), Alto Alegre do Pindaré (Roça Grande/Tucumã), Arari (Boca do Mel) e Vitoria do Mearim (Caçoada/ Vila Nova)
Resultados: 1.440 participantes beneficiados com a criação de um banheiro seco compostável, uma cisterna para captação de água da chuva e uma horta familiar baseada na permacultura.

- Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Objetivo: apoiar a rede pública municipal de ensino na estruturação da oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA), destinada a maiores de 15 anos que não concluíram a Educação Básica.
Município: São Luís
Resultados: 90 professores e 1.139 alunos do 1º e 2º segmentos. Estruturação de Salas de Acolhimento para os filhos dos matriculados na EJA em 3 escolas das comunidades Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Pedrinhas.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras