Museu Vale também contará com programação especial para marcar a data
Nesta quarta-feira, dia 12 de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças, o Parque Botânico Vale contará com uma programação especial para toda a família. Oficinas voltadas à temática ambiental, apresentação teatral, malabares e muitas brincadeiras estão entre as atividades previstas para o dia.
O espetáculo teatral "A gota d'água", que mostra a importancia de utilizar os recursos hidricos de forma consciente no dia a dia e destaca ainda o valor de se preservar rios, cachoeiras e nascentes, será apresentado no Anfiteatro do Parque em quatro horários distintos: às 10h, 11h30, 14h e 15h30.
Com capacidade para 20 pessoas, a oficina "Planeta água" mostrará como criar um globo com agua e objetos que simbolizam o fundo do mar. Haverá turmas às 10h, 11h, 14h e 15 horas. Paralelamente, ocorrerá também a oficina de mini terrário, na qual os participantes terão a oportunidade de criar um "mini-jardim" com pequenas plantas, formando uma espécie de ecossistema em miniatura.
Toda a programação é gratuita e, para participar, basta fazer inscrição na atividade de interesse na administração do Parque Botânico pouco antes do início da oficina.
Programação especial para o "Dia das Crianças" também no Museu Vale
O Museu Vale também convida toda a família para participar de uma programação especial em comemoração ao Dia das Crianças nesta quarta-feira, dia 12 de outubro. Além de usufruir de um passeio recheado de conteúdo histórico, nossos visitantes poderão participar de uma ação educativa chamada "Delicadezas Poéticas", que unirá toda a família numa atividade lúdica e divertida. Os visitantes ainda poderão saborear pipoca que será distribuída no local. A atividade ocorrerá durante todo o dia e as inscrições poderão ser feitas gratuitamente na recepção do Museu Vale.
O restaurante Café do Museu preparou um cardápio especial para as crianças em comemoração à data. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 27 3326- 8190 e 27 99256-1778, com a chef Cleonice Sperandio.
Sobre o Parque Botânico Vale
Com 33 hectares de área verde, o Parque Botânico Vale está localizado no cinturão verde do Complexo de Tubarão. O funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h, e a entrada é gratuita. Recentemente, o Parque teve a sua área verde ampliada, que passou a ter mais 1.300 metros quadrados, além de uma Fonte dos Desejos. Quem visita o local tem a oportunidade de conhecer o primeiro Jardim Sensorial permanente do Espírito Santo, estrutura que tem o objetivo de estimular os cinco sentidos e promover uma forma diferenciada de interação com a natureza. O parque conta também com o Vagão do Conhecimento, biblioteca com capacidade para 3.500 exemplares, montada em um vagão de trem, e com acervo de audiolivros, voltado para deficientes visuais. No Parque Botânico Vale está instalado também o único orquidário da Grande Vitória aberto à comunidade. O espaço conta hoje com mais de 350 mudas divididas em 113 espécies. No Parque, o visitante pode ainda frequentar o parquinho e fazer trilhas ecológicas pela área de restauração florestal - que já possui mais de 140 tipos de espécies arbóreas de Mata Atlântica e alguns animais silvestres. Também é possível agendar uma visita guiada de ônibus às instalações da Vale, em Tubarão.
Serviço
Parque Botânico Vale
Avenida dos Expedicionários, s/n, Jardim Camburi (próximo ao residencial Atlântica Ville)
Informações: (27) 3333-6200
Sobre o Museu Vale
O Museu Vale está instalado na Antiga Estação Ferroviária Pedro Nolasco, às margens da baía de Vitória, em uma área tipicamente industrial e portuária no município de Vila Velha, Espírito Santo. Criado em 1998, o Museu Vale, além preservar a memória da construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas, vem agindo de forma integral e continuada, mantendo um papel de formação de jovens e indutor de atividades culturais na região. Essa importante função é confirmada pelo expressivo número de visitantes que recebe. Em 2015 foram 120.388 visitantes, dos quais 30.665 estudantes, provenientes de 825 escolas atendidas. Gerido pela Fundação Vale, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde a Vale opera, a atuação do Museu Vale se faz sempre por meio do diálogo e interação permanentes com as comunidades, integrando os moradores nas atividades e programas planejados. Em seu espaço, o Museu Vale abriga ainda um Centro de Memória da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), com cerca de 22 mil itens catalogados, dentre filmes, fotos e textos históricos sobre a linha férrea da Vale, além disso, seu acervo de arte contemporânea com livros, catálogos, revistas, folders de artistas e exposições nacionais e internacionais, vem sendo organizado desde 2006, e está disponível para consulta de estudantes, pesquisadores acadêmicos e público interessado.
Serviço
Museu Vale
Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n
Argolas - Vila Velha, Espírito Santo
Informações: (27) 3333-2484
www.museuvale.com