Em grandes centros urbanos é comum encontrar uma boa variedade de programação cultural e que atendem a diversos públicos. Mas, distante dessa realidade, muitas comunidades do interior do Brasil carecem de atividades culturais em suas cidades. Com atuação em dezenas de municípios, a Vale busca investir em projetos que contribuam para o desenvolvimento das comunidades locais e facilitem o acesso à cultura, lazer e informação. Este é o caso do projeto Cine Vitória Minas, patrocinado pela nossa empresa, via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
Com a estrutura de som e imagem digital, poltronas confortáveis, ambiente climatizado e muita pipoca, um caminhão carreta se transforma em uma grande sala de cinema e leva diversão e arte à população de 14 cidades, ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Para muitos, é uma experiência inédita e diferenciada.
As dez sessões que ocorrem durante dois dias em cada localidade atendem a um público aproximado de 450 pessoas e já percorreu municípios rurais e urbanos. No total, o projeto vai circular por 10 cidades mineiras e quatro no Espírito Santo, beneficiando mais de 12 mil pessoas ao longo da EFVM.
A opinião de quem participa
Líder da comunidade de Florália (MG), Vânia Santos destacou a importância desse tipo de programação em um município pequeno e distante. “Somos um distrito pequeno e eventos desse tipo geralmente acontecem na cidade grande, onde ganham mais visibilidade. Geralmente o distrito fica à margem, sem nada. Adorei o evento, mais ainda, por ter nos valorizado”, afirmou.