Uma iniciativa do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Samarco, em parceria com cafeicultores da região do Caparaó, que abrange Minas Gerais e o Espírito Santo, vem apresentando bons resultados neste ano. Por meio de um trabalho conjunto com a empresa de assistência rural Caparaó Jr, diversas ações estão sendo realizadas para recuperar e preservar nascentes da região.
O trabalho de preservação consiste em limpar e cercar áreas de nascentes para evitar que animais causem danos, controlar a erosão e plantar espécies nativas. Ao todo, já foram promovidas intervenções em 12 cursos d’água, que abastecem diretamente 42 famílias e 190 pessoas.
O programa envolve ainda assistência técnica às lavouras de café e incentiva que os produtores rurais se atentem à sustentabilidade ambiental, social e econômica das propriedades.
A parceria entre a Samarco e a Caparaó Jr existe há 10 anos e, juntamente com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), promove desenvolvimento, qualificação, produtividade e melhoria de renda para a região. Estima-se que 1.200 cafeicultores e 33 comunidades de 11 municípios dos dois estados já tenham sido contemplados.
Acreditamos que boas parcerias como essa fazem parte de nossa jornada para fazer uma mineração diferente.