Loading...

Notícia

Publicado: 01/08/2022 11:56h

Gerdau e FIEMG Lab lançam desafios tecnológicos do programa de inovação aberta

Gerdau e FIEMG Lab lançam desafios tecnológicos do programa de inovação aberta

As inscrições do programa Gerdau Challenge FIEMG Lab ficam abertas até 16 de agosto

A Gerdau e o FIEMG Lab acabam de lançar a 4ª edição do programa Gerdau Challenge FIEMG Lab. O hub de inovação aberta entre startups indtechs e indústrias do Brasil, iniciativa pioneira do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), por meio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), tem o propósito de acelerar o futuro da indústria para o aumento da competitividade e da inovação aberta. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site até o dia 16 de agosto.

Como uma das Indústrias do Futuro do FIEMG Lab, a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, procura por startups e/ou spin-offs que possam solucionar três desafios: Agilidade no monitoramento do carvão vegetal na usina, por meio de uma ferramenta de análise em tempo real para a classificação da matéria-prima ao ser recebida em Divinópolis/MG; Medição Online de Empeno de Perfis Metálicos na Laminação, com soluções para medição automatizada e em tempo real do empeno do tipo alma, dando agilidade ao processo e reduzindo o tempo de parada para medições; e a Redução da Geração de Finos na Produção de Carvão Vegetal, soluções para a redução de finos entre a etapa de carbonização, na planta da Gerdau em Três Marias, e o envio para a usina, aumentando a qualidade e o rendimento da matéria-prima.

As startups participantes terão benefícios como a contratação para realização da Prova de Conceito (POC), caso avancem nas etapas do programa; expansão da solução da startup, uma vez validado o teste e colaboração e aprendizado em conjunto com a equipe do FIEMG Lab e o time técnico da Gerdau.

No dia 3 de agosto, às 14h, os especialistas da Gerdau farão um webinar ao vivo, pelo canal no Youtube do FIEMG Lab, para apresentar os desafios, alinhar os ganhos esperados e esclarecer dúvidas.

De acordo com Jackson Reis, especialista em inovação da Gerdau, o programa de inovação aberta tem o objetivo de testar novas soluções nos desafios das nossas operações em Minas. “O programa está alinhado a nossa agenda ESG e tem sido um sucesso. Acreditamos no desenvolvimento tecnológico no setor como forma de criarmos soluções mais competitivas e, ao mesmo tempo, sustentáveis e disruptivas”.

Gerdau Challenge FIEMG Lab 2022
Inscrições: Site fiemg Lab
Data: De 25/07 a 16/08
Desafios: Agilidade no monitoramento do carvão vegetal na usina; Medição Online de Empeno de Perfis Metálicos na Laminação; Redução da Geração de Finos na Produção de Carvão Vegetal
Webinar Gerdau Challenge FIEMG Lab 2022: os especialistas da Gerdau farão um webinar ao vivo pelo canal no Youtube do FIEMG Lab para apresentar os desafios, alinhar os ganhos esperados e tirar dúvidas
Data: 03/08
Horário: 14h

FIEMG Lab
O FIEMG LAB, Hub de inovação aberta entre startups indtechs e indústrias do Brasil, tem o propósito de acelerar o futuro da indústria para o aumento da competitividade, por meio da inovação aberta com startups, o FIEMG Lab possibilita o desenvolvimento econômico no ecossistema de inovação para empreendedores e indústrias.

O hub é uma iniciativa pioneira do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), no âmbito da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Juntos, acreditam na relação impactante entre startups e indústrias como agentes para a construção de uma nova economia, próspera e abundante.

Challenge FIEMG Lab
O Challenge FIEMG Lab é o programa de desafios de inovação aberta, realizado pelo FIEMG Lab em parceria com indústrias e que proporciona oportunidades de negócios e desenvolvimento para startups e spin-offs de todo o Brasil. O programa já lançou mais de 20 desafios no mercado e engloba as fases de compreensão, identificação, conexão e, por fim, aplicação de novas soluções e tecnologias aderentes aos desafios propostos.

Gerdau Challenge FIEMG Lab
A Gerdau, a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, é uma das Indústrias do Futuro do FIEMG Lab, que está lançando em parceria com o Hub, a terceira edição do Gerdau Challenge FIEMG Lab.

Sobre a Gerdau
Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Em 2031, as emissões de carbono da Gerdau vão diminuir para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).


Fonte: Assessoria de Imprensa da Gerdau
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras