Loading...

Notícia

Publicado: 08/05/2025 11:52h

Gerdau é a única produtora de aço entre as 100 empresas mais inovadoras no uso de TI

Gerdau é a única produtora de aço entre as 100 empresas mais inovadoras no uso de TI

Maior empresa brasileira produtora de aço foi destaque com o case do centro de inovação de inteligência artificial em premiação organizada pelo IT Forum

A Gerdau é a única produtora de aço entre as 100 companhias mais inovadoras no uso de TI no Brasil, segundo ranking produzido pelo IT Forum. A maior empresa brasileira produtora de aço conquistou a 36ª posição no levantamento anual, que celebra iniciativas que evidenciam o protagonismo da tecnologia no processo de inovação das empresas brasileiras. A divulgação do ranking ocorreu no último dia 30, durante o evento IT Forum Trancoso (BA).

O case inscrito pela Gerdau foi sobre o AI Innovation Center, uma subárea do time Global Data&AI, responsável por promover inovação intensiva em inteligência artificial, com foco na avaliação e capacitação de técnicas, capacidades, parceiros e soluções. Os projetos desenvolvidos têm como objetivo realizar testes rápidos para validar hipóteses e demonstrar valor aos negócios por meio de soluções com IA. Para isso, é realizada uma incubação, com imersão no desafio do negócio, a fim de traçar e executar as ações mínimas necessárias para criar uma solução em até 45 dias e avaliar os resultados. Caso aprovados, esses projetos podem ser transformados em serviços de otimização de processos para a própria empresa, bem como para clientes e fornecedores.

Criado em 2024, o AI Innovation Center já foi responsável por criar e aprimorar processos em diversas áreas da companhia, como cadeia de suprimentos, operações industriais, controle e gerenciamento de estoques de sucata, entre outros. Um dos exemplos é o sistema de leitura de normas técnicas por meio de inteligência artificial, desenvolvido para clientes da Gerdau. Entre as vantagens proporcionadas por esse tipo de modelo estão a personalização, maior eficiência e precisão, além da aprendizagem contínua, além de ser possível identificar maior flexibilidade para ajustes de layout e uma arquitetura de dados mais simplificada.

“A Gerdau está se tornando mais tech-powered, integrando inovações digitais e tecnológicas em seus processos. O AI Innovation Center é uma iniciativa importante para desenvolver soluções para os clientes, reconhecendo o esforço dos mais de 30 mil colaboradores”, afirma Gustavo França, diretor de TI e Digital da Gerdau.

Organizado pelo IT Fórum – principal ecossistema de tecnologia do Brasil e unidade de negócios do Itaqui, comunidade voltada à inovação e tecnologia –, o ranking é definido com base na pontuação das companhias que apresentam a melhor combinação entre processos e práticas no uso de ferramentas voltadas à transformação tecnológica.

“O próximo passo do AI Center, é expandir o uso de IA para outras áreas de negócios e operações, com novas parcerias em tech, além de amplificar o letramento e cultura em IA garantindo que as soluções de IA continuem a agregar valor aos colaboradores e clientes da Gerdau”, finaliza Rodrigo Silveira, Lider Global de Dados & AI da Gerdau.

Nesta edição, foram inscritos 326 cases. Os projetos foram avaliados de forma anônima por um comitê de jurados composto pela equipe de conteúdo do IT Forum e por especialistas do setor, que pontuaram os cases com base nos seguintes critérios: solução, diferencial e resultado.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Gerdau
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company