Loading...

Notícia

Publicado: 28/01/2020 00:00h

Sesi ES capacita primeiras equipes de licenciados por Área de Conhecimento do Novo Ensino Médio

Sesi ES capacita primeiras equipes de licenciados por Área de Conhecimento do Novo Ensino Médio

Equipes pedagógicas e de ensino do Sesi ES participaram, na última sexta-feira (24), de mais uma etapa da Formação por Área de Conhecimento para o Novo Ensino Médio. No total, 35 colaboradores participaram do primeiro dia de treinamento que faz parte do módulo em Gestão da Formação Continuada. O objetivo é promover reflexões e práticas para subsidiar a equipe gestora no planejamento por área de conhecimento.

Em parceria com a Faculdade Sesi SP de Educação, o Serviço Social da Indústria (Sesi ES) está capacitando as primeiras equipes de licenciados por Área de Conhecimento do Novo Ensino Médio. O treinamento é exclusivo para professores, diretores escolares e coordenadores pedagógicos que já atuam ou vão atuar no Novo Ensino Médio da Rede Sesi de Educação.

“A formação por área de conhecimento, diferente daquela tradicional, por disciplina, torna-se um dos pontos fundamentais para o sucesso da implantação do Novo Ensino Médio, pois a proposta curricular do Sesi e Senai exige um profissional múltiplo que possa atuar de maneira inovadora e articulada às novas diretrizes curriculares”, afirmou Samuel Saibert Siman, gerente de Educação Básica do Sesi ES.

A partir deste ano, o Sesi vai ampliar o Novo Ensino Médio para mais sete unidades do estado, antecipando a obrigatoriedade de implementação em todas as escolas do país em 2021.

Em 2018, foi implementado o novo modelo de ensino no Centro Integrado Sesi Senai Civit, na Serra. O projeto piloto foi um sucesso. Agora, em 2020, será implementado nas unidades de: Aracruz; Cachoeiro de Itapemirim; Campo Grande, em Cariacica; Linhares; Cobilândia e Araçás, em Vila Velha; e Jardim da Penha, em Vitória.

Treinamento

A formação dos professores é um dos grandes desafios apresentados pelas mudanças na grade curricular do Novo Ensino Médio. Isso porque os docentes têm formação específica em um componente curricular e não por área do conhecimento, como é exigida pela nova legislação. Nesse processo, o Sesi ES assume o papel fundamental de capacitar as equipes pedagógicas e de ensino por meio de formação continuada.

O currículo da Formação por Área de Conhecimento para o Novo Ensino Médio da Faculdade Sesi SP de Educação foi estruturado com o intuito de possibilitar que a equipe pedagógica e o professor ensinem de forma integrada os conhecimentos de cada uma das áreas apresentadas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. O curso teve início no segundo semestre do ano passado.

A interdisciplinaridade presente no treinamento possibilita um olhar menos fragmentado da realidade, trabalhando com um conhecimento contextualizado mais próximo do cotidiano dos alunos e suas famílias.

Na última sexta-feira (24), mais uma etapa da Formação por Área de Conhecimento para o Novo Ensino Médio se iniciou: o Módulo em Gestão da Formação Continuada. O encontro foi realizado no Plenário da Sede da Findes, em Vitória. As aulas são ministradas pelos coordenadores pedagógicos da Faculdade Sesi SP de Educação: Fernanda Oliveira Simon e Hugo César Bruno Nunes.

A grade curricular proposta pela Faculdade Sesi SP de Educação está estruturada em cinco módulos, e envolvem encontros presenciais e também à distância. Dois módulos já foram finalizados em 2019. As demais aulas acontecem, até a próxima quinta-feira (30), dividindo as equipes por turmas nas unidades de Linhares e Araçás, em Vila Velha.

Conheça a estrutura curricular do curso:

Realizados em 2019

Módulo 1 – Novo Ensino Médio: Caminhos por área de conhecimento
Módulo 2 – BNCC no Ensino Médio

Programados para 2020

Módulo Específico – Gestão da Formação Continuada (somente para Diretores, Coordenadores e Analistas de Educação)
Módulo 3 – Práticas de ensino por área de conhecimento
Módulo 4 – Metodologias, intencionalidade e avaliação formativa

Formação por Área de Conhecimento do Novo Ensino Médio

A Faculdade Sesi SP de Educação é uma das primeiras instituições a oferecer licenciaturas por área do conhecimento nas 4 áreas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Os currículos desses cursos estão estruturados com o intuito de possibilitar que o futuro professor ensine de forma integrada os conhecimentos de cada uma das áreas.

A interdisciplinaridade presente nos cursos possibilita um olhar menos fragmentado da realidade, trabalhando com um conhecimento contextualizado mais próximo do cotidiano dos alunos e suas famílias.

O curso de Ciências da Natureza trabalha de forma interdisciplinar as disciplinas de Biologia, Física e Química. O curso de Ciências Humanas envolve a História, a Geografia, a Sociologia e a Filosofia. E o curso de Linguagens reúne a Língua Portuguesa, a Língua Inglesa e a Arte. O curso de Matemática possui momentos de diálogo com as outras áreas de conhecimento.

As especificidades de cada uma das disciplinas também estão presentes nos respectivos cursos a fim de reconhecê-las como detentoras de conhecimentos próprios.

As principais mudanças com o Novo Ensino Médio

A carga horária de 3.000 horas previstas para o Novo Ensino Médio já é praticada pelo Sesi ES e, desse total, 1.200 horas serão destinadas para os alunos se aprofundarem nas áreas do conhecimento ou optarem pela formação técnica e profissional.

Os alunos serão orientados para o Itinerário II – Matemática e suas tecnologias; Itinerário III – Ciências da Natureza e suas tecnologias; e para o Itinerário V – formação técnica e profissional, que será ministrada em parceria com o Senai ES.

“A adoção do Novo Ensino Médio permitirá que o jovem opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. Ao final dos três anos, o aluno será certificado no ensino médio e no curso técnico ou nos cursos profissionalizantes que escolheu. Essa oferta é super importante por ser uma ligação direta entre o estudante e o mercado de trabalho da indústria”, destaca o Superintendente do Sesi ES e Diretor Regional do Senai ES, Mateus de Freitas.

O novo modelo traz mudanças no jeito de ensinar e aprender. Conheça:

- Ensino por área de conhecimento com foco no desenvolvimento de competências e habilidades;
- Aulas menos expositivas, mais práticas e dinâmicas;
- Desenvolvimento de projetos, oficinas e atividades diversificadas, integrando as áreas do conhecimento;
- Desafios para que os alunos busquem soluções para problemas reais;
- Avaliação por competências em que o aluno é avaliado em todas as atividades propostas e não apenas por provas.

Quais cursos serão ofertados nas unidades onde o Novo Ensino Médio será implementado:

- Aracruz: Técnico em Mecânica;
- Cachoeiro: Técnico em Redes de Computadores e Matemática (1 turma de cada);
- Cariacica (Campo Grande): Matemática e Ciências da Natureza (1 turma de cada);
- Linhares: Técnico em Mecânica e Matemática (1 turma de cada);
- Serra (Civit): Técnico em Eletrotécnica;
- Vila Velha (Cobilândia): Matemática;
- Vila Velha (Araçás): Ciências da Natureza;
- Vitória (Jardim da Penha): Técnico em Programação de Jogos Digitais (1 turma).

Acesse a matéria completa sobre o Novo Ensino Médio no site do Sesi ES.


Fonte: Assessoria de Comunicação Sesi
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras