A promoção do desenvolvimento que alia o crescimento econômico, com a sustentabilidade ambiental e social é um dos papeis do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Além da disponibilidade do crédito produtivo, o banco tem se empenhado em construir, em conjunto com entidades representativas da sociedade, programas de fomento.
Os Programas de Fomento são um conjunto de ações criadas pelo Bandes ou por Secretarias de Governo. Essas ações têm como intuito a promoção do desenvolvimento regionalmente equilibrado, como também de setores produtivos capixabas.
Em geral, os Programas surgem da articulação do Bandes com entidades do Setor Público e com associações empresariais. As partes trabalham em conjunto para apontar necessidades de regiões e setores produtivos do Estado; para promover engajamento de atores relevantes para o desenvolvimento econômico; para capacitar empreendedores e empresas e aumentar seu potencial competitivo no mercado; como também ofertar financiamento que viabilize investimentos produtivos.
Programas de Fomento são mais do que uma maneira de ofertar a liberação de crédito. Eles estruturaram políticas públicas que funcionam como meio de incentivo ao desenvolvimento de determinadas regiões do Espírito Santo que precisam de apoio diferenciado para fortalecer sua economia. A intenção é fomentar a igualdade econômica entre os territórios capixabas.
Além de desenvolver a economia regional, as ações também agem como meio de viabilizar o crescimento de determinados setores produtivos que têm pouca visibilidade ou investimento no Estado. Tal iniciativa culmina no aumento das oportunidades de investimento para empreendedores e produtores capixabas.
Com o Programa de Avicultura, Programa de Cafés Especiais, Programa Pró-resina/Pinus, Programa Reflorestar, Programa de Barragens, Agricultura familiar e Indústria 4.0, o desenvolvimento da cadeia produtiva capixaba ocorre em diferentes setores. “A ativação do Bandes, por meio de programas de fomento, é de suma importância para a economia capixaba. Programa de Fomento é um bom instrumento de desenvolvimento econômico, pois possibilita diversificação produtiva e aumento de competitividade”. Pontua o Gerente de Desenvolvimento e Planejamento do Bandes, Sávio Caçador.
As vantagens aos produtores e empreendedores integrados nos Programas de Fomento são múltiplas: Acesso a crédito com condições operacionais e diferenciadas; acesso a capacitação técnica; acesso a capacitação gerencial; oportunidades de tornar as empresas mais competitivas; oportunidades de ampliar o acesso a mercados; dentre outras.
Informações sobre consultores e linhas de financiamento:
Bandes atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br