Você já deve ter ouvido a seguinte pergunta: por que não compra o veículo no nome da sua empresa? Saiba que os benefícios, os quais não se resumem ao preço do veículo, podem combinar com o seu negócio.
Como os descontos têm origem nas montadoras, não se tratando de isenção fiscal, o preço de fábrica costuma ser o praticado.
Dúvidas para trocar os carros usados, ou adquirir o primeiro veículo em nome da sua empresa? Descubra os principais benefícios em comprar um veículo pelo CNPJ.
Preço menor
Começamos pelo benefício mais almejado na hora de comprar um veículo: o preço menor! Em função do valor do veículo ser aquele que foi definido pela montadora, as concessionárias desempenham um papel mais de intermediadoras do negócio, não obtendo o lucro que teriam em uma venda para pessoa física.
Na maioria das vezes, os descontos são a partir de 3%, podendo aumentar de acordo com a negociação, o modelo e marca do veículo. Para uma quantidade maior de unidades, como são os casos de locadoras de automóveis e companhias que disponibilizam carros para seus executivos, os descontos ficam ainda mais generosos.
De modo geral, as maiores margens de descontos estão nos veículos mais baratos, por exemplo, os modelos chamados de populares.
Cenário econômico favorável
Atualmente, o cenário econômico tem jogado a favor das vendas diretas, sobretudo pelos descontos que os fabricantes estão oferecendo.
Garantias podem ser iguais
Apesar de ter pago um valor menor pelo veículo, boa parte das concessionárias oferecem as mesmas garantias de uma compra feita por pessoa física. São de 3 a 5 anos de garantia, com um serviço de pós-venda qualificado.
Claro, por entenderem que os carros de empresas circulam muito mais, algumas revendedoras disponibilizam uma garantia de tempo menor. Isso depende da negociação e da política de cada revendedora.
Condições especiais
No caso da compra de mais veículos, como uma frota Volkswagen, as revendedoras dispõem de serviços diferenciados, os quais se iniciam no atendimento, vão até a venda e, se confirmam em categorias especiais de manutenção.
Na compra de um número maior de veículos, por exemplo, qualquer concessionária que se preze, e queria manter seus clientes, vai almejar as futuras manutenções dos veículos, oferecendo-lhe descontos mais atraentes.
Adquirindo o veículo em nome da empresa
Apesar de existirem condições em comum, na hora de comprar um veículo em nome da pessoa jurídica, o processo depende de cada concessionária. Sabe por quê? Não existe uma regra determinada para esse tipo de negociação.
Contudo, a maioria das concessionárias solicitam que o comprador apresente o CNPJ da empresa, seja ela microempresa, MEI ou de profissional autônomo. Além disso, as concessionárias podem solicitar outros documentos, os quais confirmam que a empresa está com suas obrigações legais em dia, e pode realizar uma compra deste valor.
Há casos em que a concessionária pede informações sobre a forma de utilização do veículo.
Importante: tome cuidado para comprar um veículo em nome da empresa com a intenção de uso particular. Isso serve para você, sua família, os sócios e os familiares dos sócios. Órgãos fiscalizadores ficam de olho nesse tipo de caso, aplicando multas que superam o valor do desconto recebido.
Comprar um veículo em nome de empresa, como um utilitário Fiat Fiorino, tem seus benefícios. Se você é dono de uma empresa e está pensando em adquirir um veículo pelo CNPJ, saiba que pode ser bem vantajoso. Procure uma concessionária ou revenda de veículos de credibilidade.
As informações lhe ajudaram? Aproveite para seguir as nossas redes sociais e saber mais sobre
assuntos semelhantes.
Créditos da imagem: senivpetro, freepik