Os moradores de Vitória vão receber, pela primeira vez, cursos gratuitos de qualificação profissional de 80 horas. São 10 opções. Antes a carga horária maior só era oferecida em cursos a distância. Para atender a uma demanda da própria população, que buscava capacitações com maior aprofundamento nas áreas profissionais, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) lançou cursos presenciais com o dobro da carga horária tradicional.
Trezentas vagas estão à disposição dos moradores da Capital do Estado, que podem escolher assistente de faturamento e de recursos humanos, marketing, confeitaria, maquiagem, entre outras opções. As inscrições começaram nesta quinta-feira (02) e podem ser realizadas até o dia 12 de agosto no site www.oportunidades.es.gov.br.
Para participar da oferta o candidato deve residir em Vitória e ter mais de 18 anos para os cursos de berçarista e cuidador de idosos, que são da área da saúde, e mais de 16 anos para as outras áreas profissionais. As aulas serão realizadas em quatro locais na região da Grande Goiabeiras, três vezes por semana. O material didático e os insumos usados nas aulas práticas são oferecidos gratuitamente pelo projeto.
O resultado do processo seletivo será divulgado no site do OportunidadES no dia 16 de agosto. Cada aluno que concluir os cursos com a presença de 75% da carga horária e avaliação positiva do professor receberá o certificado emitido pelo CEET Vasco Coutinho.
Confira nas tabelas abaixo os cursos oferecidos em cada bairro:
Mais OportunidadES
O Projeto OportunidadES também está com 305 vagas abertas em 14 opções de cursos presenciais de 40 horas para os moradores de Jardim da Serra, na Serra. As inscrições devem ser feitas até o dia 05 de agosto, no site www.oportunidades.es.gov.br.
Para se inscrever o interessado deve morar na Serra e ter mais de 16 anos. As vagas são preferenciais aos moradores de Jardim da Serra. Somente para os cursos da área da saúde o candidato deve ter idade acima de 18 anos. O resultado da oferta será divulgado no dia 08 de agosto no site do projeto.
A seleção de ambos os processos seletivos é por ordem de inscrição e, somando as duas ofertas, o projeto está com 605 vagas abertas.