Potência, confiabilidade, economia e menor impacto ambiental. Esses são alguns dos atributos do motor V8 Scania a gás natural para geração de energia. Apresentado na Europa em fevereiro deste ano, chegou a vez de a América Latina receber a novidade. “A disponibilidade de gás na região torna essa solução ainda mais atrativa, pois o custo menor do combustível reflete em economia na operação do cliente. Podemos falar em uma rentabilidade 40% maior se comparada ao uso do diesel”, diz Celso Torii, vice-presidente de Sales & Marketing da Scania América Latina.
Em relação ao meio ambiente, o motor a gás natural reduz em 20% a emissão de CO2, além de gerar menos ruído. “Essa iniciativa reforça a jornada da Scania para ser líder em soluções sustentáveis”, ressalta Torii. Isso implica, segundo o executivo, muitas ações que estão sendo trabalhadas pela empresa, e a busca por energia mais limpa é uma delas. “Hoje já oferecemos o maior portfólio de motores movidos a combustível alternativo do mercado, e o V8 a gás reforça o foco da empresa em aumentar a eficiência e diminuir os custos da operação do cliente, reduzindo ao mesmo tempo, o impacto ambiental.”
Dentro dos negócios de motores industriais e marítimos da marca, a América Latina representa 40% do volume global, e o Brasil é responsável por 80% desse total. “Pelas características do V8 a gás e pelas necessidades do setor, sabemos que há demanda. É uma clara oportunidade de mercado”, diz Fábio D’Angelo, responsável por vendas de motores da Scania Brasil.
Esse motor - pelo uso do gás natural e por sua potência - é uma solução única na região. “A tecnologia do V8 a gás passou por mais de 1.000 horas de teste em bancada. Um grupo gerador foi construído especificamente para esses testes durante o processo de desenvolvimento, em Linköping, na Suécia”, conta Rafael Caracio, engenheiro de aplicação de motores industriais e marítimos para a América Latina. Além da confiabilidade, Caracio cita como diferenciais do produto a disponibilidade de peças e a manutenção.
A principal aplicação do V8 a gás é em planta termoelétrica, onde existe a possibilidade de conectar motores em paralelo, aumentando o volume de energia produzida e, principalmente, adequando o fornecimento conforme a demanda do cliente, sem desperdício. Mas o motor também pode ser utilizado em instalações de horário de ponta, comuns em industrias.
Especificações Técnicas
Visão geral do sistema:
- Motor Otto, com ignição por faísca em mistura pobre
- Capacidade e configuração: 16.4 litros V8
- Tipo: Single-speed - 1500 e 1800 rpm
- Potência (Prime): 455/477 kVA a 50Hz/60Hz
- Potência (COP): 360/383 kVA a 50Hz/60Hz
- Sistema de pressão zero
- Supressor de faísca
- Detector de vazamento de gás
- Duplo mapeamento: Gás natural e Biogás
Sobre a Scania
A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais e marítimos. Os serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Em 2016, a Scania completa 125 anos de fundação e tem como objetivo ser líder emsoluções de transporte sustentável. Com 44,4 mil colaboradores, a empresa está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina e com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2015, a receita líquida da Scania alcançou 94,89 bilhões de coroas suecas e o lucro líquido do exercício, após a dedução de impostos, foi de 6,7 bilhões de coroas suecas.
Para mais informações sobre a Scania acesse: www.scanialatinamerica.com