Loading...

Notícia

Publicado: 19/08/2022 14:55h

Mineral demandado na indústria de baterias abre rota pelo Porto de Vitória

Mineral demandado na indústria de baterias abre rota pelo Porto de Vitória

Uma nova carga está sendo movimentada no Porto de Vitória: o espodumênio, mineral que apresenta em sua composição química o lítio, que é de alta relevância para a indústria de baterias de celulares, notebooks e tablets, além de ser demandado na fabricação de automóveis elétricos ou híbridos. Com volume de aproximadamente 34 mil t (granel sólido), o produto foi embarcado essa semana no berço 202 de Capuaba, Vila Velha, no navio Spar Pyxis. Destino: China.

“É um primeiro teste, projeto piloto que pode se tornar contínuo. O espodumênio é um novo produto sendo exportado pelo Porto de Vitória”, destaca Wagner Cantarela, gerente comercial da Multilift Logística, operadora portuária responsável pela armazenagem e estivagem da carga proveniente de Minas Gerais.

AMG

O embarque do produto teve início na segunda-feira (15) com término e saída do Spar Pyxis na manhã de sexta-feira (19). O exportador é a AMG Brasil. Com operações no país desde 1945, conta com a mina Volta Grande, localizada em Nazareno, e com uma unidade fabril em São João Del Rei, ambas em Minas Gerais.

A diretora de Planejamento e Desenvolvimento (Dirpad) da CODESA, Raquel Guimarães, considera muito promissora a realização do “teste piloto” com a nova carga, e sublinha a integração da companhia para viabilizar o projeto. “Nossas áreas comercial e de meio ambiente participaram ativamente da captação deste projeto e das providências com órgãos anuentes, em conjunto com o operador portuário”, conclui.


Fonte: Assessoria de Imprensa da CODESA
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras