Loading...

Notícia

Publicado: 16/05/2018 14:18h

Mais de dois mil alunos de escolas públicas passarão por exames oftalmológicos gratuitos

Mais de dois mil alunos de escolas públicas passarão por exames oftalmológicos gratuitos

O Programa De Olho no Futuro, promovido pelo Instituto Unimed Vitória, acontecerá em sete escolas públicas da Grande Vitória e Aracruz

As seguidas horas diante de uma tela – seja do celular, do tablet, do computador ou da televisão – já apresentam reflexo na saúde dos olhos de crianças e adolescentes brasileiros. Uma pesquisa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostra que o número de crianças que usam óculos de grau dobrou nos últimos dez anos, passando de 10% para 20%. Dessas, quatro em cada dez apresentam problemas de miopia. E, claro, problemas na visão refletem diretamente na qualidade do aprendizado das crianças. 

Para contribuir com a qualidade desse aprendizado e facilitar o acesso ao diagnóstico precoce, o Instituto Unimed Vitória, em parceria com seis prefeituras da Grande Vitória e de Aracruz, vai dar início a mais uma ação do Programa “De Olho no Futuro – Dr Ubirajara Moulin de Moraes”. A iniciativa oferta consultas, exames e óculos de grau gratuitos para crianças de escolas públicas municipais. 

Este ano, o Programa “De Olho no Futuro – Dr Ubirajara Moulin de Moraes” vai atender cerca de duas mil crianças. Os alunos serão avaliados por uma equipe formada por médicos oftalmologistas cooperados da Unimed Vitória e médicos residentes da Faculdade de Medicina Emescam. No total, serão realizados sete mutirões de atendimentos em escolas de Vitória, Vila Velha, Viana, Cariacica, Serra e Aracruz, dos dias 22 a 30 de maio. Em cada unidade escolar, serão atendidos em média 300 alunos, sendo 150 em cada turno. 

Como funciona - Inicialmente, os alunos vão passar por uma triagem, que identificará quantos alunos apresentam algum tipo de problema na visão e precisarão ser atendidos pelos médicos. Colaboradores da Unimed Vitória atuarão como voluntários nas ações, auxiliando na triagem das crianças. Após a consulta, então, os alunos que necessitarem de óculos receberão o acessório de forma imediata. 

As consultas acontecerão nas escolas previamente indicadas pelas Secretarias de Educação, dentro de um ônibus especial, adaptado em consultório, numa parceria do Instituto Unimed Vitória com a Organização Não-Governamental (ONG) Renovatio. Os alunos que necessitarem recebem imediatamente os óculos, que são produzidos a partir de uma tecnologia chamada “OneDolarGlasses”, que produz óculos de grau extremamente resistentes e de baixo custo. 

Histórico - O programa “De Olho no Futuro” existe desde 2003 e já atendeu mais de nove mil estudantes. O programa recebe o nome do médico oftalmologista cooperado da Unimed Vitória, Ubirajara Moulin de Moraes, um dos idealizadores e entusiastas do programa. Por ele já foram triadas mais de 50 mil crianças e prescritos mais de cinco mil óculos. 

Confira o cronograma e as escolas beneficiadas


Fonte: Assessoria de Comunicação - Unimed Vitória
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras