Loading...

Notícia

Publicado: 29/01/2020 00:00h

Mais de 400 empresários participaram de evento sobre oportunidades de negócios no Espírito Santo

Mais de 400 empresários participaram de evento sobre oportunidades de negócios no Espírito Santo

As oportunidades e negócios na região do litoral sul do Espírito Santo foram tema de encontro na última sexta-feira (24), em Anchieta, que reuniu o Governo do Estado do Espírito Santo, a prefeitura do município, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e representantes da Samarco. O evento abordou os desafios e perspectivas para a indústria, o empreendedorismo no município, a competitividade e desenvolvimento regional.

No encontro, o gerente de Engenharia de Processos e Automação da Samarco, Thiago Marchezi, apresentou as ações para a retomada operacional da empresa, que será de uma maneira diferente, com mais segurança e adoção de novas tecnologias.

“Estamos implementando no Complexo de Germano um sistema de filtragem, que possibilitará que 80% do total de rejeitos gerados após o beneficiamento do minério de ferro sejam empilhados a seco e que os outros 20% sejam depositados na Cava Alegria Sul. Ela é uma estrutura rochosa confinada e mais segura”, explica Marchezi.

De acordo com o gerente, o retorno das atividades está previsto para o final deste ano, após a implementação desse sistema de filtragem, cujas obras estão em andamento e devem ser concluídas em um prazo aproximado de 12 meses a contar da Licença de Operação Corretiva (LOC), obtida em outubro de 2019. Durante este período, a empresa continua com o trabalho de prontidão operacional, que inclui a manutenção dos equipamentos.

Retomada gradual

Marchezi destaca ainda que a Samarco voltará a operar, inicialmente, com 26% de sua capacidade produtiva. A retomada será gradual, por meio de um concentrador, em Minas Gerais, e uma usina de pelotização, no Espírito Santo, com uma produção de cerca de 7-8 milhões de toneladas por ano.

Monitoramento permanente

Para monitorar suas estruturas geotécnicas em Minas Gerais e no Espírito Santo, a Samarco conta com um Sistema Integrado de Segurança, que inclui o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI). Ele opera 24 horas por dia, sete dias por semana, e conta com cerca de 840 equipamentos de última geração, tais como: estação robótica e meteorológica, radares de precisão milimétrica, laser scanner, câmeras, drones, piezômetros, acelerômetros, estações fluviométricas, estações de qualidade, medidores de vazão, além de uma equipe técnica especializada.

“Buscamos constantemente fortalecer a nossa gestão de riscos e a nossa cultura de prevenção. E temos dedicado extrema atenção ao reforço e monitoramento de nossas estruturas, utilizando um sistema robusto, com as mais modernas tecnologias e alinhado à legislação nacional e melhores práticas nacionais e internacionais”, acrescenta Marchezi.

Encontro de Negócios – ArcelorMittal Tubarão

O próximo encontro de negócios será na sexta-feira (31), na Findes, em Vitória, às 8h30. No dia, a ArcelorMittal Tubarão abre seus investimentos e oportunidades de compras para o empresariado capixaba. A empresa, que compra anualmente cerca de R$ 1bi é responsável por 12% do pib capixaba.

Data: 31 de janeiro
Horário: 08h
Local: Edifício Findes, Vitória


Fonte: Comunicação Findes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras