O Índice de Confiança do Empresário Industrial Capixaba (ICEI-ES) chegou a 56,0 pontos em maio, permanecendo acima da média histórica (52,9), de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies). O dado representa um acréscimo de 2,4 pontos em relação ao mês de abril, em sentido oposto ao indicador nacional, que teve queda de 1,2 pontos.
A pesquisa aponta ainda que o Indicador de Condições Atuais atingiu 49,7 pontos, com aumento de 3,3 pontos em relação a abril de 2018. Apesar do aumento, os empresários consideram insatisfatórias as condições existentes para a sua atividade produtiva, uma vez que o indicador encontra-se abaixo da linha dos 50 pontos. Em relação a maio de 2017, o indicador teve um aumento de 6,5 pontos.
Já as expectativas dos empresários para os próximos seis meses cresceu 1,8 pontos na comparação com o mês anterior, alcançando 59,1 pontos. Em relação a maio do ano anterior, o indicador cresceu em igual valor. A alta da expectativa foi influenciada por todos os indicadores que a constituem: expectativas com relação à economia brasileira, ao Estado e à própria empresa.
Confira a publicação completa no site do Ideies.