Workshop inicial acontece nesta quinta-feira (09), em Colatina
As dez prefeituras que integram a Regional Centro-Oeste da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) vão iniciar a construção da Agenda Propositiva Regional para Melhoria de Ambiente de Negócios. Nesta quinta-feira (09), acontece o workshop que vai colher iniciativas que serão avaliadas para compor o material.
Os municípios que estarão presentes são Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério. O encontro vai reunir prefeitos e secretários das respectivas cidades, das 9h às 17h, na Unidade Sesi - Senai de Colatina.
As premissas da Agenda Propositiva giram em torno da melhoria da infraestrutura, da logística, da educação e da qualificação da mão de obra. Além de voltar atenção para alavancar o empreendedorismo e gerar mais empregos nos municípios.
Esse vai ser o segundo documento a ser desenvolvido pela Findes e liderado pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder). O primeiro foi entregue no dia 17 de novembro de 2022 e abrange a Regional composta pelos municípios de Cariacica, Viana e Santa Leopoldina.
Mais sobre a primeira Agenda Propositiva Regional
Para a conclusão da primeira Agenda Propositiva Regional para Melhoria de Ambiente de Negócios foram necessárias 35 reuniões com os secretários dos municípios da regional envolvida.
O material reúne 18 eixos com informações para subsidiar as secretarias dos municípios de Cariacica, Viana e Santa Leopoldina – que integram uma das 14 regionais da Findes – na melhoria da ambiência de negócios das regiões. E soma-se também iniciativas para estimular parcerias público-privadas (PPPs), desenvolver a agenda ESG (meio ambiente, social e governança), além de políticas de atração de investimentos.
Entenda como a Agenda vai contribuir para o desenvolvimento dos municípios:
- Propor melhorias em áreas que afetem diretamente na atração de investimentos;
- Ofertar capacitação e qualificação, observando as necessidades de mão de obra das indústrias;
- Alavancar a capacidade de investimentos das prefeituras, por meio de Parcerias Público-Privadas;
- Disponibilizar informações sobre os setores produtivos, facilitando a análise econômica e os impactos na economia regional;
- Contribuir para ampliar a base industrial, com adensamento e fortalecimento das principais cadeias produtivas regionais;
- Contribuir na geração de empregos e receitas, elevando a qualidade de vida para os cidadãos;
- Elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Conheça a primeira Agenda Propositiva: https://findes.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Agenda-Propositiva-Regional-Cariacica-Viana-Sta-Leopoldina-Nov-22.pdf