Loading...

Notícia

Publicado: 27/04/2018 00:00h

Exportações brasileiras ampliam o mercado de comércio exterior

Exportações brasileiras ampliam o mercado de comércio exterior

Até o final de 2017 foram contabilizadas mais de 60 mil empresas atuantes no setor

O comércio exterior é a área que mais cresce no Brasil. No último ano, o país ampliou o seu percentual de participação, atingindo o 6º lugar entre os países com maior crescimento de exportações, segundo o relatório “Trade and Statistics Outlook”, divulgado nesta semana pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

O reaquecimento da economia e o cenário positivo para trocas internacionais apontam para a ampliação do segmento, motivando investimentos e aberturas de novos negócios. Até o final de 2017 foram contabilizadas mais de 60 mil empresas atuantes no comércio exterior, dado que exemplifica a expansão do mercado.

Para Caio Peppe, Mestre em administração, consultor e Professor da Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior (Abracomex), a crise econômica brasileira foi um dos fatores de crescimento do setor, podendo ser observado ao analisar o superavit em torno de 67 bilhões de dólares da balança comercial do ano passado, onde as exportações brasileiras aumentaram 27,8% e as importações 13,3%, recorde histórico. “Para muitas empresas, a internacionalização foi a alternativa para manutenção dos negócios durante a crise. Assim, algumas organizações conseguiram expandir suas atividades para outros mercados, o que é algo extremamente positivo”, explica Peppe.

A crescente expansão resultou em uma ampla abertura de vagas de emprego cada vez mais exigentes, demandando profissionais mais qualificados e instruídos para os cargos. “Em um mercado cada vez mais competitivo, que leva a concorrência para escalas globais, a profissionalização das atividades de empresas que buscam inserção internacional é fundamental”, observa o especialista.

Formação em comércio exterior

Após a formação na área de International Trader na Abracomex, Eduardo Correia abriu a sua própria empresa de Comércio Exterior. Hoje, morando em Portugal, Eduardo realiza assessoria a empresas e profissionais de todo o mundo. “O mercado é muito exigente. Requer profissionais dedicados, com muita resiliência e que estão sempre atualizados”, explica Eduardo.

Para o empresário, a formação contribuiu para a sua recolocação no mercado de trabalho, “ela ajudou me ajudou a atuar na área que sempre quis, além de me possibilitar adquirir experiência e confiança para montar meu próprio negócio”, conta.

O especialista Caio Peppe confirma que o  profissional da área de comércio exterior deve entender que formação contínua é a chave para o sucesso. “Para iniciar neste segmento deve-se levar em consideração qual área de atuação o profissional deseja se inserir e consequentemente iniciar o processo de formação”, indica.

As profissões mais rentáveis

Com ganhos médios acima de R$60 mil ao ano, as profissões com maior retorno são: Despachante Aduaneiro, Gestão de Operações Portuárias, International Trader Management, Analista de Logística e Agente de Carga Internacional.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Abracomex
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company