Apresentar à população o cenário atual da água na região hidrográfica Litoral Centro-Norte e definir o seu uso para os próximos 20 anos foram os objetivos da “2ª Oficina do Diagnóstico”, realizada no dia 12/09 em Ibiraçu-ES. A oficina é uma das etapas da Elaboração Plano de Recursos Hídricos da região Hidrográfica do Litoral Centro-Norte, que está sendo custeado pelo Estaleiro Jurong Aracruz.
O Plano de Bacias é um instrumento de gestão que apresenta um diagnóstico atual de uso dos recursos hídricos, previsão futura de disponibilidade de água, ações de gestão, projetos, obras e investimentos prioritários para a bacia.
A região hidrográfica capixaba abrange integralmente os municípios de Aracruz, Fundão, quase totalmente os municípios de Ibirafaçu e João Neiva, e parte de Linhares, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Serra e Vitória.
A situação de rios e córregos, como a quantidade e a qualidade das águas, e demais características das bacias dos rios Riacho, Piraquê-açu, Reis Magos e Jacaraípe foram apresentadas no evento. Cerca de 60 atores sociais compareceram à oficina, dentre os membros do comitê (CBH), produtores rurais, representantes de prefeituras, companhias de saneamento e outras instituições relacionadas ao uso e gestão da água.
O Plano de Recursos Hídricos está sendo desenvolvido pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).