Loading...

Notícia

Publicado: 18/06/2018 00:00h

Cresce o número de franquias no Estado do Espírito Santo

Cresce o número de franquias no Estado do Espírito Santo

Unidades em redes de franquias aumentaram 11% no 1º trimestre

O Estado do Espírito Santo teve um aumento de unidades em redes de franquias no 1º trimestre de 2018, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número pulou de 1226 unidades em 2017 para 1358 no mesmo período deste ano, registrando um crescimento de 11%. Entre os setores que possuem maior representatividade no estado estão alimentação; saúde, beleza e bem estar e serviços educacionais.
 
O mercado capixaba é um dos visados pela rede de franquias inFlux English School, uma escola de idiomas que possui mais de 140 unidades pelo Brasil. “Os indicadores de viabilidade para o estado são altamente favoráveis, a projeção é de muito sucesso para a região, conforme nossos estudos” ressalta o gerente de expansão, Fábio Medeiros.
 
Com crescimento anual próximo a 13%, a inFlux apresentou um crescimento de 98% em número de franquias nos últimos sete anos, passando de 61 unidades em 2010 para 121 até 2017. A rede que já possui três unidades no Espírito Santo prospecta crescimento no estado. De acordo com Medeiros, há praças com muita oportunidade de crescimento apenas esperando os empreendedores, são excelentes oportunidades para investir em seu próprio negócio.
 
Uma pesquisa realizada pela Endeavor Brasil, divulgada em 2017, revela que a capital Capixaba está em 3º lugar como melhor cidade para abrir uma empresa no país. O chamado Índice de Cidade Empreendedora é elaborado considerando indicadores como mercado, capital humano, infraestrutura, inovação e cultura empreendedora.
 
Também tem crescido o número de pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio. Em um estudo encomendado pelo PayPal, verificou-se que dois terços da população brasileira desejam ter sua empresa visando autonomia e liberdade. Porém, especialistas sugerem cuidado e apontam a necessidade de se fazer uma avaliação sobre as responsabilidades de sair da condição de empregado para virar dono. É preciso liderar todo o processo, ou seja, conhecer um pouco de todas as áreas, como marketing, gestão e finanças.
 
Uma alternativa de investimento próprio seria optar pelo sistema de franchising, já que as franqueadoras possuem conhecimento de mercado e toda a estrutura necessária como métodos profissionais de gestão, fornecedores homologados e assistência contínua. Além disso, há a redução do tempo de retorno do investimento.
 
Como é o caso, por exemplo, da rede inFlux onde o retorno do investimento em uma escola é estimado entre 18 e 30 meses, com lucratividade que pode superar 30%. É importante saber que não é preciso saber falar inglês para empreender no segmento, a rede oferece uma consultoria completa desde o planejamento da franquia à captação de alunos aos seus franqueados, com treinamentos constantes e todo o suporte necessário. Com uma comunicação visual única e atraente, a marca já está consolidada no mercado há 14 anos. A escola espera fechar 2018 com 154 unidades.
 
Por todo o trabalho de relacionamento realizado com seus franqueados, recentemente a inFlux conquistou pela 8ª vez o título de Destaque do Selo de Excelência, um dos prêmios mais respeitados do franchising brasileiro, ficando à frente de empresas como O Boticário, Chilli Beans, Domino’s Pizzaria e Multicoisas. Em 2017, a rede de escola de idiomas recebeu o prêmio máximo do setor, foi eleita como Franqueador do Ano. A inFlux recebeu este destaque diante das mais de mil redes de franquias do Brasil, tornando-se a rede mais premiada da década pela ABF, o que reforça o nível de satisfação de seus franqueados.
 
Método Diferenciado
 
O método é um dos principais atrativos da marca, como afirma o gerente de expansão. “A inFlux possui o Compromisso de Aprendizado, onde garantimos em contrato o domínio do seu inglês em dois anos e meio”. Essa garantia citada por Fábio é resultado de um método único criado por Ricardo Leal e Eduardo Leal, dois dos quatro fundadores da escola, que reúnem duas das mais eficazes abordagens de ensino de línguas: Comunicativa e Lexical.
 
A ideia de criar um curso com uma metodologia que possibilita o aprendizado de um novo idioma em um curto tempo veio de experiências anteriores. Os fundadores da inFlux perceberam que os cursos oferecidos no mercado ou eram rápidos e superficiais, ou quando efetivos, eram muito longos. Após compreenderem que faltava uma escola que possuísse um ensino mais eficaz do que os cursos rápidos e que ensinasse inglês avançado em menos tempo que os cursos tradicionais, criaram a inFLux English School.
 
Dados nacionais
 
No trimestre o setor de franquias brasileiro cresceu 5,1%. O faturamento do período fechou em R$ 38,8 bilhões. Com base nestes dados a ABF projeta um crescimento anual do franchising em 7% a 8%. A previsão é de que o número de unidades também cresça, assim como o volume de empregos diretos, ambos em 3%. O número de empresas franqueadoras deve se manter estável em 2.800.


Fonte: Comunicare
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras