Loading...

Notícia

Publicado: 09/07/2020 15:04h

Concluída a instalação da primeira estrutura tipo jacket do Moray East

Concluída a instalação da primeira estrutura tipo jacket do Moray East
Localizado na Escócia, o projeto tem capacidade instalada total de 950 MW e previsão de inauguração para 2022

A Moray Offshore Windfarm (East) Ltd (conhecida como «Moray East») anunciou a conclusão da instalação da primeira estrutura tipo jacket em Moray Firth. Os jackets (que serão 103 no total) são estruturas de aço sobre as quais as 100 turbinas eólicas e as 3 subestações offshore serão instaladas. Os trabalhos em terra para apoiar a instalação serão concluídas nas instalações da Global Energy no Porto de Nigg, em Easter Ross, Escócia.

O parque eólico offshore, situado a 22 km de distância da costa de Moray Firth contará com uma capacidade instalada total de 950 MW, distribuídos por 100 turbinas eólicas, com capacidade individual de produção de 9,5 MW. O parque eólico será capaz de entregar energia para uma cidade de atá 950 mil famílias no Reino Unido. Além disso, deixará de produzir o equivalente a 1,4 milhões de toneladas de CO? (partindo do princípio da deslocação de geração de gás). Será produzida eletricidade a £ 57,50/MWhr, 2/3 menos do que nos parques eólicos offshore em funcionamento atualmente no Reino Unido (geralmente acima de £ 140/MWhr).

O Projeto Moray East

O parque eólico de 950 MW está sendo desenvolvido pela Moray Offshore Windfarm East Ltd (MOWEL), uma joint venture entre Diamond Green Limited (33,4%), EDPR (33,3 %), ENGIE (23,3%) e CTG (10%).

Ele contará com 100 turbinas e 3 plataformas de subestação offshore. Está sendo instalado em águas mais profundas do que os atuais parques eólicos do Reino Unido, sendo necessário usar fundações tipo jacket com três pilares para cada turbina, além de uma plataforma de subestação. Por isso, serão necessários 3 pilares no local de instalação de cada turbina e plataforma de subestação, perfazendo 309 no total.

Os acordos de financiamento do projeto foram assinados em 28 de novembro de 2018 com um conjunto de bancos comerciais, bem como a agência de crédito à exportação dinamarquesa EKF e o Japan Bank for International Cooperation (JBIC). O financiamento é composto pelos fundos do projeto, que incluem uma linha de dívida sênior de £ 2,1 mil milhões, juntamente com outras linhas de dívida de £ 0,5 mil milhões e uma linha de crédito em capital de risco, para cobrir parte das necessidades de capital próprio. O fechamento financeiro ocorreu no dia 6 de dezembro de 2018.

Em setembro de 2017, a MOWEL celebrou um contrato por diferenças (em inglês, «CfD») de 15 anos com o Department for Business, Energy & Industrial Strategy («BEIS») para o fornecimento de 950 MW de energia eólica offshore a £ 57,5/MWh (à tarifa de 2012). A previsão é que o parque eólico esteja em funcionamento em 2022.

Sobre a EDP Renováveis (EDPR)

A EDP Renováveis (Euronext: EDPR) é líder mundial no setor das energias renováveis e quarto produtor mundial de energia eólica. Com uma sólida carteira de projetos em desenvolvimento, ativos de qualidade máxima e uma capacidade de exploração líder no mercado, a EDPR registou um crescimento consistente nos últimos anos e está hoje presente em 14 mercados internacionais (Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, França, Grécia, Itália, México, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos). A Energias de Portugal, S.A. («EDP»), acionista principal da EDPR, é uma companhia elétrica internacional líder em criação de valor, inovação e sustentabilidade. A EDP fez parte do Índice Dow Jones Sustainability durante treze anos consecutivos. Para mais informações acesse www.edpr.com

Sobre a ENGIE

O nosso Grupo é uma referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. O nosso propósito é atuar para acelarar a transição para um mundo neutro em carbono através da redução do consumo de energia e de fornecer as soluções mais respeitosas com o meio ambiente, combinando a rentabilidade econômica e o impacto positivo nas pessoas e no planeta. Baseamo-nos nas nossas principais atividades (gás, energias renováveis, serviços) para oferecermos soluções competitivas aos nossos clientes. Com os nossos 170 mil trabalhadores, os nossos clientes, parceiros e stakeholders, somos uma comunidade de Criadores Imaginativos, empenhados diariamente num progresso mais harmonioso.

Volume de negócios em 2019: 60,1 mil milhões de euros. O Grupo está cotado nos mercados de valores de Paris e Bruxelas (ENGI) e está representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris - World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).

Sobre a DGE

A DGE é uma subsidiária integralmente detida pela Mitsubishi Corporation que desenvolve, constrói e opera ativos que geram 5 GW (brutos) de eletricidade na Europa e no Médio Oriente.

A Mitsubishi Corporation é uma empresa integrada global que desenvolve e opera atividades virtualmente em todos os setores, incluindo finanças industriais, energia, metais, maquinaria, produtos químicos, alimentos e negócios ambientais. Para mais informações acesse www.dg-europe.com

Fonte: EDPR - LLYC São Paulo
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras