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Publicado: 07/07/2017 00:00h

Concessões de portos públicos marcam palestras em Vitória

Concessões de portos públicos marcam palestras em Vitória

A mudança de perfil da frota dos navios porta contêineres, as estratégias de mercado das empresas de navegação, novos modelos de governança e o uso da tecnologia nos portos foram assuntos das palestras realizadas na manhã desta quarta-feira (05), marcando o segundo e último dia da 1ª Conferência Internacional de Portos, realizada em Vitória.

Doutor em engenharia de estradas, canais e portos, pela Universidade Politécnica de Madri, José Luis Estrada Liquet, expôs a experiência espanhola quanto às concessões nos portos e a formação de políticas portuárias. Segundo ele, para uma cidade portuária, os investimentos em portos públicos e privados possibilitam uma economia forte e ativa: "No mundo atual, liberalizado e globalizado, a competitividade de um porto será sempre avaliada em função do valor acrescentado, e a importância para a cidade em que se desenvolve".

Governança

Os novos modelos de gestão e governança nos portos também foram temas da Conferência. O doutor Eduardo da Silva Martins, docente coordenador do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração de Portugal, abordou a importância da autoridade portuária para a funcionalidade e desenvolvimento dos portos.

Para ele, a autoridade portuária inteligente direciona-se para os serviços portuários de qualidade, orientando a coordenação econômica sistêmica, gerando implementação de novas formas organizacionais. "A autoridade portuária é fundamental para que negócios aconteçam. É responsável pelo impacto que o porto tem na cidade", disse Eduardo da Silva Martins.

Debate

Após a exposição dos convidados, foi realizado debate. Para os especialistas José Luis Estrada e Eduardo da Silva Martins os portos precisam repensar sua relação com as cidades onde estão localizados. Segundo eles é imprescindível considerar os impactos social, econômico e ambiental que causam sobre as comunidades.

Ambos defenderam que o planejamento, a gestão e a operação das políticas portuárias têm que beneficiar o porto, mas, sobretudo, devem ser pensadas na cidade e sua população. "As políticas de impacto urbano precisam estar na pauta dos terminais portuários", acrescentou Eduardo.

O evento, aberto na noite de segunda-feira (3), encerra na tarde desta quarta (5), no Golden Tulip Hotel, em Vitória. Foi realizado pelo Porto de Vitória e Instituto Federal do Espírito Santo - campus Cariacica, em parceria com a Blue Shipping – patrocinador oficial, StartNav, Portocel e Terminal Portuário Peiú, e organizado pela Vila Produções e Eventos.


Fonte: Coordenação de Comunicação Codesa
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