Loading...

Notícia

Publicado: 23/05/2022 20:43h

Colonização do solo Espírito-Santense: 23 de maio

Colonização do solo Espírito-Santense: 23 de maio

Nesta segunda-feira, 23 de maio, comemora-se o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense. A data é alusiva a chegada de Vasco Fernandes Coutinho à Capitania do Espírito Santo, em 1535. A bordo da caravela Glória, há 487 anos, o donatário desembarcou com cerca de 60 colonos na Prainha, em Vila Velha.

O primeiro povoamento aconteceu aos pés do Morro do Moreno, dando início à colonização das novas terras. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade. A região era habita por diversas tribos indígenas, todas do tronco tupi.

Os primeiros relatos sobre operações portuárias datam de 1545, e registram o embarque de 1.000 arrobas (15 t) de açúcar no navio Braz Telez. Na época, cobrava-se da Real Fazenda a implantação de uma “casa de feitoria” (entreposto comercial), o que veio a consolidar-se já em 1550 com a instalação da Alfândega, estabelecendo-se, assim, o transporte naval e o comércio de mercadorias com a Coroa Portuguesa.

Desde a chegada do fidalgo, vários acontecimentos marcaram a História do Espírito Santo. Na imagem ilustrativa, pintura do paulista Benedito Calixto (1853-1927) que retrata a tentativa de invasão holandesa ao Convento da Penha, Vila Velha, no ano de 1640. Pintado em 1926, o quadro faz parte do acervo do Convento da Penha.


Fonte: Assessoria de Imprensa da CODESA
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras