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Publicado: 03/02/2020 00:00h

Bandes dá dicas de como expandir seu negócio para nível estadual

Bandes dá dicas de como expandir seu negócio para nível estadual

Para investir na expansão, empresas capixabas podem procurar o Bandes e obter recursos para investimento em infraestrutura, maquinário, aquisição de insumo, entre outros

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) tem como principal função promover financiamento para o desenvolvimento de negócios e, por consequência, da economia do Espírito Santo. Com este objetivo, entre as atividades do banco está a orientação de empreendedores que têm estabilidade local e desejam expandir seu negócio para outras cidades, mas não sabem quais medidas devem ser tomadas.

Nessa parceria com os empreendedores do estado, o Bandes tem como principal função promover financiamento para o desenvolvimento de negócios e, por consequência, da economia do estado do Espírito Santo. Ao longo dos anos, o banco já investiu em diversos setores, como os de economia verde, economia criativa, agronegócio, microcrédito, Fundos de Investimentos em Participações (FIPs), Parcerias Público-privadas (PPP), entre tantos.

Além disso, o Bandes atua na Secretaria Executiva do Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes), e é agente técnico e financeiro do Programa Reflorestar, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
 
Alguns empreendedores já possuem estabilidade local e desejam expandir seu negócio para outras cidades, mas não sabem quais medidas devem ser tomadas. Se você se encaixa nesse perfil, fique atento: o banco convidou o gerente de Planejamento e Processos do Bandes, Sávio Caçador, para dar cinco dicas de sucesso para alavancar seu negócio e expandi-lo para outros locais do estado do Espírito Santo.

Dica 1) Gestão organizacional

É preciso estar com a casa arrumada antes de pensar em uma expansão. Tendo, por exemplo, um alinhamento interno a respeito de qual é a missão da empresa, seus valores e sua visão. Esse alinhamento é a base para garantir a consolidação da empresa, pois auxilia na determinação de objetivos, estratégias e posicionamento.

E, lembre-se, investir em filiais ou franquias em outros munícios demanda um novo processo de construção da imagem, por isso o posicionamento das filiais e franquias não pode divergir do da matriz. Mantenha tudo alinhado com os novos funcionários e franqueados, pois o nome da sua empresa estará presente em locais que você talvez não possa acompanhar diretamente.

Dica 2) Conhecer o mercado da nova região

Estude o mercado local da região em que se pretende expandir. Se possível, invista em pesquisas feitas por sua própria equipe. Visite negócios similares ao seu e entenda as demandas deles. Procure saber os índices de sucesso do setor no local (empresas fecham com frequência? quais as oportunidades e desafios? quais índices de crescimento do setor? quantos concorrentes há no local?...), consulte economistas da região, entre outros profissionais.

Outra opção é consultar dados coletados por fontes de confiança, como instituições de pesquisa, dados levantados pelo Município, Governo do Estado e Governo Federal e outras instituições ligadas à área do negócio.

Dica 3) Estar atento às tendências de consumo

Novos consumidores, novas demandas. Conheça seu novo cliente e descubra suas preferências, invista em pesquisas com moradores da região. Atente-se: é necessário também acompanhar as tendências de consumo do país, expertise que pode colocar você à frente dos concorrentes locais.

Dica 4) Conhecer as ações dos seus concorrentes

Analise a concorrência. Isso ajudará a tomar inúmeras decisões, como a localização, produtos e estratégias de vendas. O objetivo é levantar informações que possam ser adaptadas para seu negócio, como também o que você não deve fazer. Neste processo, você deve se atentar ao que seu concorrente está fazendo para se destacar no mercado, como ele se comunica com o cliente, como ele divulga seus produtos e que tipos de resultados ele está tendo.

Dica 5) Investir na divulgação da empresa

Para se tornar conhecida na região em que se pretende instalar, a empresa deve investir na divulgação por meio de ações de marketing e canais de comunicação, para fortalecer e cristalizar a imagem/marca da empresa no segmento em que ela atua: página institucional, presença nas redes sociais e mídias tradicionais.

Auxílio no desenvolvimento do estado

O Bandes é um banco público estadual criado em 20 de fevereiro de 1967 e desde então trabalha em conjunto com o micro, pequeno, médio e grande empreendedor, seja no campo, seja na cidade.

Nessa parceria com os empreendedores do estado, o Bandes tem como principal função promover financiamento para o desenvolvimento de negócios e, por consequência, da economia do estado do Espírito Santo. Ao longo dos anos, o banco já investiu em diversos setores, como os de economia verde, economia criativa, agronegócio, microcrédito, Fundos de Investimentos em Participações (FIPs), Parcerias Público-privadas (PPP), entre tantos.

Além disso, o Bandes atua na Secretaria Executiva do Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes), e é agente técnico e financeiro do Programa Reflorestar, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br
 


Fonte: ASCOM - Bandes
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