Loading...

Notícia

Publicado: 06/07/2020 14:02h

Área ambiental na Serra vai ficar mais protegida

Área ambiental na Serra vai ficar mais protegida
A área da lagoa Jacuném, na Serra, vai ter normas de uso e ocupação mais rígidas. O Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Jacuném foi aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdemas), na última semana. O local, que fica em área urbana, é o habitat natural de mais de 250 espécies de peixes, aves, répteis e mamíferos e apresenta mais de 75% de sua totalidade preservada.

O Plano de Manejo da APA da Lagoa Jacuném foi elaborado entre 2017 e 2019, a partir de estudos de diagnóstico ambiental, com levantamento da fauna, flora, clima, relevo, hidrografia, impactos ambientais, entre outros.

A partir dessas informações, a equipe de gestão das Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) do município da Serra estabeleceu normas de uso e ocupação, além dos programas e ações que têm como objetivos alcançar o equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a preservação da lagoa Jacuném.

De acordo com Irlan Lima Perini, chefe da Divisão de Administração das Unidades de Conservação, o estudo mostrou que há muitos motivos para se comemorar. "A partir do Plano de Manejo, foi possível identificar que aproximadamente 76% da APA se encontra preservada. Por se tratar de uma unidade de conservação no coração das áreas urbanas no município, esse é um ótimo sinal de que as ações de fiscalização e monitoramento ambiental estão sendo efetivas. Além disso, foram identificadas diversas espécies da fauna silvestre, como peixes, aves, répteis e mamíferos, totalizando 255 espécies", explicou Perini.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMS
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company