Mais de 15 mil pessoas visitaram a ArcelorMittal Tubarão, em 2019, por meio do Programa Conhecer ArcelorMittal. A iniciativa, que teve suas atividades deste ano encerradas, registrou 15.193 visitas ao longo do ano, incluindo mais de 4 mil estudantes e professores de cursos técnico e superior, além de intercambistas.
Criado para promover a integração da empresa com públicos diversos, o Conhecer oportuniza grupos da comunidade e instituições de ensino, dentre outros, a fazerem visitas monitoradas à usina e conhecerem, de perto, algumas ações empreendidas nas áreas operacionais e de meio ambiente.
Com atividades organizadas de acordo com cada tipo de público, a iniciativa inclui palestras sobre temas específicos, como processo produtivo, tecnologias e sustentabilidade. Alunos e profissionais da área de educação, por exemplo, têm a oportunidade de ver, na prática, a teoria aprendida em sala de aula por meio de visitas à área industrial e palestras com especialistas da empresa. Equipamentos como o Laminador de Tiras a Quente e áreas como a Aciaria receberam mais de 600 pessoas neste ano.
As visitas são gratuitas e contam, ainda, com explanações sobre iniciativas sustentáveis adotadas pela empresa, passeios por trilhas ecológicas e ao Borboletário, oficinas com o Projeto Caiman (preservação de jacarés de papo amarelo), dentro outras atividades. Somente neste ano, mais de 8.000 crianças e adolescentes, alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio em toda Grande Vitória e interior, conheceram esses projetos e o Centro de Educação Ambiental da empresa.
De acordo com a gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, Jennifer Oliva Coronel, o Conhecer também recebeu cerca de 800 moradores de comunidades da Grande Vitória, em 14 visitas, e quase 1.000 participantes de projetos sociais e grupos organizados. Além disso, mais de 900 familiares e convidados de aposentados e empregados próprios prestigiaram programações recreativas e de conhecimento, com oficinas de Robótica (Programação de Drones) e String Art, palestras institucionais, visitas panorâmicas à área industrial, trilhas e outras.
“Para 2020, as expectativas do Programa Conhecer são de continuar conectando a ArcelorMittal Tubarão com a sociedade, disseminando nossos valores e missão de forma transparente e precisa, com ações que fortaleçam a importância da educação ambiental para o público. Nosso objetivo é que, ao término de cada visita, os visitantes estejam cientes do nosso real papel enquanto empresa e agente transformador na sociedade”, afirmou.