Unidade Vega da ArcelorMittal é a apresentadora oficial do maior Festival de Dança do Mundo e celebra seus 20 anos de operações junto à 40ª edição do evento
De 17 a 29 de julho, em Joinville e palcos da região, o aço e a dança se conectam. A unidade Vega da ArcelorMittal, que neste ano completa 20 anos de operações em Santa Catarina, é a apresentadora oficial do Festival de Dança de Joinville, em uma edição histórica que irá celebrar os 40 anos do maior Festival de Dança do Mundo. O patrocínio do Festival de Dança é viabilizado pela unidade, via Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Para marcar sua participação nesta edição histórica, a unidade Vega da ArcelorMittal produziu uma homenagem aos participantes das 40 edições do evento. Uma silhueta de bailarina feita em aço, representando o esforço e a dedicação de todos os personagens que já estiveram no Festival, foi instalada permanentemente na entrada do Centreventos Cau Hansen, palco principal do evento. A peça é feita em Galvalume®, aço ArcelorMittal produzido em Vega. O troféu do Melhor Grupo desta edição também será especial: a peça feita em aço ArcelorMittal se conecta à homenagem instalada na entrada do Centreventos, apresentando a bailarina que completa a silhueta da obra. O troféu será entregue durante a Noite dos Campeões.
“Como o aço, a dança também está na nossa vida. Nestes 20 anos, a ArcelorMittal Vega sempre buscou investir em ações que transformassem as pessoas, e é isso que o Festival promove, ano a ano. Quando investimos em eventos culturais como esse, podemos fazer parte desse legado, e levar o nosso propósito de produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta ainda mais longe”, avalia Sandro Sambaqui, Gerente Geral da unidade Vega da ArcelorMittal.
A dança é uma das formas de arte mais democráticas e inclusivas. Para mostrar como esta arte é unificadora, o Festival promove no dia 22/07 a Dance Parade, onde grupos de dança de diferentes gêneros e entusiastas da dança participam de um grande desfile na frente do Centreventos Cau Hansen. A unidade Vega terá um grupo especial de empregados participando desta grande parada onde a única regra é dançar e ser feliz.
Vega patrocina programação especial do Festival em São Francisco do Sul
Em São Francisco do Sul, cidade no Norte de Santa Catarina onde a unidade mantém as suas operações, haverá uma programação especial do Festival totalmente patrocinada por Vega. Serão quatro dias com muitas atividades gratuitas, entre 20 e 23 de julho.
Na programação, o Terminal Turístico vai receber um dos Palcos Abertos do Festival, uma ótima oportunidade para assistir a apresentações selecionadas de vários gêneros de dança, realizadas por grupos de diversos estados brasileiros. O Centro Histórico de São Francisco do Sul também vai contar com a presença de bailarinos com diversas ações. Uma delas será a apresentação de tango ao som de violino no píer, que deve tornar o pôr do sol ainda mais especial neste ponto turístico da cidade.
Os francisquenses também terão a oportunidade de assistir algumas noites da Mostra Competitiva do Festival ao vivo, em telão instalado no Mercado Municipal. As apresentações serão transmitidas diretamente do palco do Centreventos Cau Hansen, com direito a intervenções artísticas no início e no intervalo da transmissão.
Outra grande atração acontece no dia 22 de julho: a Noite de Gala São Chico, quando o Lapidari Núcleo de Artes, um dos grupos mais premiados da história do Festival, apresenta um espetáculo de balé clássico no Cine Teatro X de Novembro. Os ingressos para assistir a esta atração serão distribuídos no dia da apresentação, por ordem de chegada.
Sobre o Festival de Dança
De 17 a 29 de julho, Joinville sedia o maior Festival de Dança do Mundo, segundo o Guiness Book. Na sua edição histórica, o 40º Festival de Dança de Joinville tem 703 grupos confirmados de companhias vindas de 25 das 27 unidades federativas brasileiras. O evento também aguarda dançarinos para além das fronteiras nos palcos catarinenses, vindos de dois países, França e Paraguai. O Festival abre oficialmente com um ícone internacional da dança contemporânea, Bill T. Jones e sua companhia, apresentando o espetáculo “What Problem?”, no dia 17/07, no Centreventos Cau Hansen, em única apresentação no Brasil.
Além da programação oficial de Noites Competitivas e Noites especiais no Centreventos Cau Hansen, o Festival oferece uma ampla programação em Joinville e região, com muitas ações gratuitas e inclusivas. Para consultar toda a programação do evento, acesse https://festivaldedancadejoinville.com.br.