Loading...

Notícia

Publicado: 09/05/2025 12:19h

Seja no campo ou no artesanato, o legado materno floresce com incentivo da Suzano

Seja no campo ou no artesanato, o legado materno floresce com incentivo da Suzano

Iniciativas sociais da empresa de celulose fortalecem laços entre gerações e ampliam oportunidades para mulheres no Espírito Santo

Mãe é afeto, sabedoria, esperança, coragem. É ser plural, mas é ser única. Neste Dia das Mães, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, celebra o poder transformador das mulheres que cultivam, com suas próprias mãos, o sustento e a identidade de suas famílias e comunidades, preservando valores que entrelaçam gerações, fomentando negócios sustentáveis. Histórias como as de Ivani Gomes e Isberta Fonseca de Souza, moradoras de Aracruz (ES) e São Mateus (ES), respectivamente, revelam como o legado materno se renova em novas gerações, ampliando as possibilidades de quem sempre viveu do que planta, borda, esculpe e cria.

Ivani Gomes chegou ao Espírito Santo aos 16 anos, vinda de Governador Valadares, no estado de Minas Gerais. A jovem Ivani carregava na memória os ensinamentos e as mãos habilidosas da avó Vitalina, que criava brinquedos para os netos com o que encontrava no dia a dia. "Hoje eu entendo que aquilo tudo era um trabalho de arte", lembra Ivani. Décadas depois, ela transformou o talento familiar em propósito: fundou em 2005, junto com outras mulheres, o Instituto Nós Mulheres, dedicado ao artesanato e à geração de renda local. Ao seu lado, está a filha Vanessa Gomes, que herdou o mesmo amor pela arte manual.

"Eu tenho um filho e três filhas. Todas as moças fazem trabalhos manuais, mas a Vanessa foi a que seguiu comigo nessa arte. Inclusive, ela nos ajudou a formalizar o Instituto. E agora minhas netas também seguem esse caminho: uma faz quadros de ancestralidade, a outra já borda lindamente", conta com orgulho a vovó Dona Ivani.

O Instituto Nós Mulheres é uma das instituições atendidas pelo programa SementES Capixabas, iniciativa da Suzano em parceria com o Sebrae/ES. O projeto visa capacitar e gerar oportunidades para a população de baixa renda por meio do empreendedorismo. Foi graças a essa parceria que Ivani e Vanessa participaram, em fevereiro deste ano, da 14ª edição da ABCasa Fair, a maior feira da América Latina no setor de decoração e utilidades domésticas, em São Paulo. "A Suzano reservou um espaço maravilhoso para a gente. Isso deu visibilidade e facilitou nosso atendimento. Eu agradeço muito a Deus por ter me dado essa oportunidade", diz Ivani.

Outra história de legado familiar ocorre nos campos de São Mateus (ES) e se fortalece com o mesmo apoio da Suzano. A agropecuarista Isberta Fonseca, moradora da comunidade quilombola São Domingos de Itauninhas, também carrega no dia a dia uma bagagem de luta e superação visando manter seu próprio sustento. Ela passou seus conhecimentos para a filha, Poliana Fonseca, que hoje em dia reside em outra comunidade, mas não deixa de encontrar a mãe. As duas cultivam hortaliças, café, pimenta e criam animais como galinhas e porcos para consumo próprio. Também exercem funções na Associação de Moradores local, onde Poliana é tesoureira e Isberta atua na parte administrativa.

“A Suzano me ajudou muito. A horta que eu tenho hoje foi doada por eles. O galinheiro também. A pimenta e o café que planto são de um projeto com apoio da empresa. E ainda recebemos visitas de técnicos, que nos orientam e nos ajudam. Eu tenho muito que agradecer, pois foi o que manteve minha família. A Poliana, desde pequena, já foi ensinada a trabalhar na horta também, ela sempre gostou dos animais e era meu braço direito aqui. Hoje em dia ela está casada, morando com o marido em outra comunidade, mas ela aprendeu como fazer para viver do agro e da pecuária”, relata Isberta. Além de garantir segurança alimentar, as iniciativas estimulam a autonomia produtiva de famílias inteiras.

Para Rafaela Cavalcanti, consultora de Desenvolvimento Social da Suzano, histórias como as de Ivani e Isberta reforçam o viés da empresa, de seguir transformando vidas e desenvolvendo as comunidades ao seu redor, sempre valorizando as pessoas. “É tão bonito ver mães trabalhando com filhas, ver as gerações unidas seguindo um mesmo caminho de sustento. Quando apoiamos essas iniciativas estamos fortalecendo não só a renda familiar, mas também vínculos comunitários, saberes ancestrais e o papel das mães como pilares do desenvolvimento sustentável nas regiões onde atuamos.”, destaca.

A Suzano investe continuamente em programas que fortalecem o protagonismo feminino e geram impactos positivos em comunidades tradicionais, rurais e urbanas. Neste Dia das Mães, a empresa homenageia todas as mulheres que, como Ivani e Isberta, semeiam histórias de força, afeto e transformação — que atravessam gerações.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Suzano
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company