A empresa doará um terreno, localizado em Planalto de Carapina, que abrigará o complexo logístico de mobilização e intervenções em desastres, o Centro Especializado em Resposta a Desastres (CERD)
A ArcelorMittal, unidade de Tubarão, oficializou no dia 25, a doação de um terreno ao Governo do Estado do Espírito Santo durante cerimônia realizada no Palácio Anchieta. A área com aproximadamente 85 mil m² fica localizada em Planalto de Carapina, Região de Carapebus, em Serra, e representa um investimento da ordem de R$ 17,4 milhões. O terreno será destinado ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) para construção de um complexo logístico de mobilização e intervenções em desastres, denominado Centro Especializado em Resposta a Desastres (CERD).
A unidade CERD é especializada em atendimentos, buscas e regastes em desastres de grandes proporções. Seus integrantes atuaram em desastres como os de Brumadinho (2019), Teresópolis (2011), dentre outros, incluindo, mais recentemente, as enchentes do Rio Grande do Sul.
Atualmente, o CBMES não dispõe de local específico para treinamento prático em busca e salvamento em desastres, além de não contar com um local centralizado para guarda e manutenção de viaturas, embarcações, equipamentos especializados e itens de assistência humanitária. De acordo com o Comandante-Geral, Coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, materiais e equipamentos ficam distribuídos nas diversas unidades da Corporação, mas não existe na estrutura organizacional uma unidade vocacionada para essas operações, que vão além das ocorrências ordinárias, com necessidade de envolvimento maior de pessoal qualificado e equipamentos específicos.
Segundo ele, a construção do CERD, composta por militares com atributos especiais, com treinamentos e equipamentos especializados, 24 horas disponíveis, é uma solução que preenche as lacunas na capacidade de resposta atual, ou seja, responde às dúvidas sobre quem responderá aos futuros desastres complexos, e viabiliza a prestação desse relevante serviço com a aplicação das melhores técnicas de busca e resgate utilizadas no mundo.
"A doação do terreno para a construção do CERD possibilitará que o Espírito Santo se coloque na vanguarda da preparação e resposta a desastres, que ocorrem em função dos inúmeros eventos extremos que acompanhamos no Brasil e no mundo", explicou Cerqueira. O CERD contará com as seguintes divisões: Galpão de Assistência Humanitária, Galpão de Operação e Logística, Galpão de Mobilização e Treinamento, Pista de instrução de desastres com módulos específicos, Canil K9 e Heliponto.
A cerimônia de assinatura da doação contou com a presença de autoridades estaduais, incluindo o governador Renato Casagrande e o comandante-Geral Cerqueira, além do CEO ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, Jorge Oliveira, dentre outros.
Para o Governador do Estado, Renato Casagrande, o terreno terá grande relevância para potencializar e aprimorar ainda mais as atividades realizadas pela corporação. “Estamos dando passos cada vez maiores na valorização da nossa instituição dos Bombeiros Militar. Tivemos recente episódio de desastres naturais que afetaram 13 cidades do Sul do Estado e demos suporte, também, para os irmãos gaúchos, que sofrem até hoje. Daí vemos a importância de se ter uma instituição fortalecida. Esse terreno será de suma importância para que possamos fazer esse trabalho de fortalecimento”, afirmou.
O CEO da ArcelorMittal, Jorge Oliveira, considera a parceria importante e alinhada ao propósito e valores da empresa: “Acreditamos que o Centro Especializado em Resposta a Desastres será fundamental para a ampliação da pronta-resposta aos municípios capixabas em situações de emergência. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado desempenha um papel essencial em nossa comunidade, e estamos orgulhosos de contribuir para fortalecer suas capacidades. A doação desse terreno está alinhada com os valores de segurança e sustentabilidade, bem como ao papel de protagonismo que a ArcelorMittal exerce no desenvolvimento sustentável do Espírito Santo, através de uma relação republicana entre os setores público e privado. É um projeto conjunto, que estamos construindo desde 2019 com o Corpo de Bombeiros e que permitirá que o nosso Estado esteja cada vez preparado e adaptado às mudanças climáticas”, disse.