A Vale informa que vai ampliar o apoio financeiro humanitário para os atingidos pelo rompimento da Barragem I em Brumadinho.
Serão criadas duas categorias de apoio financeiro: uma para todas as famílias que residiam na Zona de Autossalvamento[1] (ZAS) do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), as quais receberão doação no valor de R$ 50 mil; e outra para aquelas que não têm residência na região da ZAS, mas desenvolviam atividades rurais ou comerciais cadastradas pela companhia quando da elaboração do PAEBM. No segundo caso, a doação será de R$ 15 mil.
Os procedimentos para recebimento do apoio financeiro humanitário serão divulgados na próxima semana.
Importante destacar que esse apoio financeiro humanitário é uma doação, sendo uma forma de minimizar possíveis incertezas dos atingidos. Não se trata de indenização, a qual será acordada em outro momento pelas partes.
Além desta iniciativa, a Vale está realizando diversas ações humanitárias. Desde o rompimento da barragem, a empresa se mobilizou para prestar assistência e acolhimento à população e aos familiares dos atingidos, com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e voluntários, totalizando mais de 300 pessoas.