Loading...

Notícia

Publicado: 25/11/2025 18:43h

Autoridades do Espírito Santo conferem avanços do Plano Diretor Ambiental da Vale

Autoridades do Espírito Santo conferem avanços do Plano Diretor Ambiental da Vale

A empresa reduziu em 93% as emissões de poeira difusa na Unidade Tubarão desde 2010

Nesta terça-feira (25), diversas autoridades estiveram na Unidade Tubarão, no Espírito Santo, para conferir de perto os resultados do Plano Diretor Ambiental, que recebeu cerca de R$ 5 bilhões, um dos maiores investimentos ambientais na história da empresa.

O encontro contou com a presença do governador Renato Casagrande, representantes do Ministério Público Federal e Estadual, Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, entre outros.

O presidente da Vale, Gustavo Pimenta, também esteve presente. “A sustentabilidade é um dos pilares centrais do nosso negócio, e o Plano Diretor Ambiental traduz essa prioridade em ações concretas. Com investimentos em tecnologias inovadoras, alcançamos uma redução de 93% nas emissões difusas da Unidade Tubarão desde 2010, consolidando um marco para a Vale e para o Espírito Santo. Esse resultado reflete nossa visão de longo prazo e a responsabilidade que temos com as comunidades e o meio ambiente”, diz Pimenta.

Tecnologias

Para alcançar esse resultado, foram adotadas tecnologias inovadoras e algumas desenvolvidas especificamente para atender à empresa, como canhões de névoa, que lançam microbolhas de água sobre pilhas de minério, barreiras para reduzir a velocidade dos ventos, fechamento de áreas e galpões, além do enclausuramento de correias transportadoras e do virador de vagões.

Também foi ampliada a Rede Automática de Monitoramento de Poeira (Ramp), um moderno e inédito sistema desenvolvido pela Vale em parceria com uma empresa capixaba e já adotado atualmente por outras indústrias. Por meio dela, sensores instalados em torres operam 24 horas por dia, medindo a concentração de partículas no ar e a velocidade e a direção dos ventos. Os dados são transmitidos em tempo real ao Centro de Controle Ambiental, onde uma equipe especializada analisa as informações e aciona as áreas responsáveis, caso necessário.

Termo de Compromisso Ambiental

No mês de outubro, a Vale concluiu o Termo de Compromisso Ambiental, firmado com Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Espírito Santo e Governo do Estado do Espírito Santo, em 2018, com metas voltadas à redução das emissões atmosféricas.

“A conclusão do Termo de Compromisso Ambiental reafirma nosso compromisso com a sociedade e o poder público, sempre guiados pela melhoria contínua e pela construção de uma relação de confiança com as pessoas”, diz Gustavo Pimenta.

Conheça as tecnologias implantas na Unidade Tubarão

• Fechamento de transportadores: 21 km de estruturas totalmente fechadas ou com tapamento lateral, equivalente a 25 vezes a altura do Burj Khalifa empilhado horizontalmente.
• Barreiras de vento (wind fences): 16 km de estruturas com até 30 metros de altura, pioneiras na América Latina, o que corresponde a quase cinco vezes a extensão da Terceira Ponte.
• Fechamento de áreas: Galpões cobrindo mais de 20.500 m², equivalente a três campos do Maracanã lado a lado.
• Supressores de poeira: Aplicados sobre pilhas de minério, feitos de plástico PET, desenvolvidos em parceria com a Ufes.
• Canhões de névoa: Equipamentos com alcance de até 150 metros, lançando microbolhas de água para reduzir a dispersão de partículas.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company