Vagão Cultural contará com programação especial neste final de semana (15 e 16/10) para marcar passagem do Dia das Crianças
Quem embarcar no Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) neste final de semana (15 e 16/10) terá a oportunidade de participar de uma viagem diferente, com uma programação especial voltada para toda a criançada. A inciativa faz parte das comemorações pelo Dia das Crianças, que foi celebrado na última quarta-feira, dia 12 de outubro.
As atividades ocorrerão no Vagão Cultural, durante toda a viagem, nas duas composições que fazem o trajeto entre o Espírito Santo e Minas Gerais diariamente, e vão envolver oficinas de trabalhos manuais gratuitas. No sábado (15/10), a ação será realizada no trem que faz o percurso entre a Estação Pedro Nolasco, em Cariacica (ES) com destino à Estação Central de Belo Horizonte. Já no domingo (16/10), as atividades ocorrerão no sentido contrário, ou seja, no trem que parte de Belo Horizonte com destino à Estação Pedro Nolasco.
Cada oficina contará com quatro turmas com capacidade para 35 pessoas. Uma delas será a de arte com massinhas de modelar. Num processo colaborativo, as crianças irão aprender a criar miniaturas de objetos relacionados ao universo ferroviário, formando, ao final, uma maquete da ferrovia. A proposta é que cada grupo participante complemente o trabalho feito pelos colegas que participaram do grupo anterior. "Posteriormente, pretendemos expor a maquete no próprio Vagão Cultural para que outras pessoas tenham a oportunidade de conhecer o trabalho dos pequenos", explica o supervisor do Trem de Passageiros, Rafael Fachetti.
Já na oficina de brinquedos, a criançada irá aprender a confeccionar um bilboquê com materiais recicláveis, podendo decorar o objeto com elementos relacionados à ferrovia. Ao final da oficina, cada criança poderá levar o brinquedo que produziu para casa.
Sobre o Vagão Cultural da Estrada de Ferro Vitória a Minas
Em abril deste ano, a Vale colocou em operação o Vagão Cultural, um carro de passageiros que foi totalmente reformulado e adaptado para funcionar como espaço dedicado à realização de atividades culturais, ambientais e relacionadas à saúde, entre outras, durante a viagem do Trem de Passageiros da ferrovia Vitória a Minas. A ideia é que o Vagão Cultural seja acoplado ao Trem de Passageiros da EFVM em ocasiões específicas e datas comemorativas e que funcione como mais um atrativo para os passageiros que utilizam o transporte ferroviário diariamente.
Iniciativas como apresentações musicais e teatrais no estilo "pocket" voltadas a valorizar a arte e a cultura e a proporcionar a interação dos passageiros que estiverem embarcados, oficinas de educação ambiental, campanhas de segurança ferroviária e ações relacionadas à saúde - como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e campanha de combate ao fumo, entre outros - são algumas das atrações que devem ganhar os trilhos da Vitória a Minas a bordo do Vagão Cultural.
Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas
Considerada a ferrovia mais produtiva do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em tecnologia e recursos humanos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) tem 905 quilômetros de extensão e transporta cerca de 40% de toda carga ferroviária do país. Por ela circulam pelo menos 60 tipos de produtos, como minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre outros. Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança. Em 2014, toda a frota de passageiros da Vitória a Minas foi renovada, colocando carros mais modernos e confortáveis à disposição das pessoas que utilizam o transporte ferroviário diariamente. Com o passar dos anos, as operações da EFVM foram modernizadas para aumentar a eficiência tanto operacional quanto energética, a capacidade, a produtividade e a segurança, essa última trabalhada pela Vale por meio de ações de conscientização realizadas junto às comunidades situadas ao longo da ferrovia durante todo o ano. Blitzen educativas em passagens em nível (locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as estradas), divulgação de dicas de segurança em rádios e jornais, visitas de autoescolas às áreas da Vale e jogos educativos nas comunidades fazem parte das atividades. Além disso, empregados da mineradora que atuam na operação ferroviária realizam palestras mensais em escolas de ensino fundamental e médio situadas ao longo do trecho com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância da convivência segura e harmônica com a ferrovia.