Projeto de conscientização sobre ações de conservação do meio ambiente e qualidade de vida beneficia 95 alunos dos bairros Ferreira das Almas e Proenças
A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, desenvolve o projeto Práticas Sustentáveis nas escolas municipais “Governador Franco Montoro” e “Angelino Sudário de Souza”, em Capão Bonito (SP). O objetivo é conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de iniciativas que beneficiem o meio ambiente e a qualidade de vida.
O projeto envolve 95 crianças e adolescentes das escolas localizadas nos bairros Ferreira das Almas e Proença. Iniciado no ano passado, na região, com atividades em Salto de Pirapora (SP), o Práticas Sustentáveis conta com consultoria do Instituto Suinã, que busca levar tecnologias sustentáveis para escolas e comunidades que vivem próximas às unidades da Fibria.
“Nosso intuito é, a partir dessa iniciativa, fortalecer o engajamento de toda a comunidade nas questões ambientais, adotando as práticas sugeridas, que são de fácil aplicação. Também temos o desafio de ampliar a iniciativa para outras escolas e dar autonomia a elas na continuação do trabalho”, diz Israel Batista Gabriel, consultor de Sustentabilidade da Fibria.
A primeira atividade em Capão Bonito (SP) foi a instalação de uma composteira na E.M. Governador Franco Montoro para transformar os resíduos que sobram do lanche dos alunos em adubo para a horta orgânica, que será plantada nas próximas etapas do projeto. A escola já implantou um pomar de vasos e ainda vai receber jardins verticais e uma horta de ervas em espiral.
O projeto também será desenvolvido na E.M. Angelino Sudário de Souza, atendendo a um pedido da associação de moradores do bairro Proenças, com a implantação de uma horta orgânica, seguindo a mesma metodologia de educação ambiental. A ação vai envolver a comunidade que participa do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT), também apoiado pela Fibria, que ajudará no plantio da horta.