Loading...

Notícia

Publicado: 31/03/2022 14:17h

Empresa firma parceria com associação de catadores de recicláveis e cooperativa agrícola que fornece alimentos para o restaurante industrial, em Aracruz

Empresa firma parceria com associação de catadores de recicláveis e cooperativa agrícola que fornece alimentos para o restaurante industrial, em Aracruz

Empresa firma parceria com associação de catadores de recicláveis e cooperativa agrícola que fornece alimentos para o restaurante industrial, em Aracruz

Gerar e compartilhar valor e Só é bom para nós se for bom para o mundo são dois direcionadores de gestão da Suzano, empresa que é líder global na produção de bioprodutos a partir do eucalipto, que estão muito alinhados a duas iniciativas que se sobressaem no município de Aracruz (ES): a parceria com a Cooperativa de Agricultores Familiares (CAF) e o Recicle Aracruz.

Essas propostas estão alinhadas à mentalidade ESG, sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), que caracterizam a gestão sustentável dos negócios. Há algumas semanas, a empresa firmou contrato com a Recicle Aracruz, uma associação de catadores de recicláveis que faz a coleta de materiais na unidade industrial da companhia. Além de receberem pelo serviço, os catadores ainda se beneficiam com a venda dos resíduos coletados que podem ser reaproveitados.

“Até recentemente, pagávamos uma empresa privada para executar esse serviço. Agora, com a associação, geramos renda e oportunidades. Só para atender à nossa demanda, a Recicle contratou mais dez pessoas para trabalhar recolhendo, principalmente, papel e plástico nos 18 pontos de coleta da nossa fábrica”, explica o gerente de Meio Ambiente da Unidade, Márcio Caliari.

A prática inspira a educação sobre os cuidados com o meio ambiente, demonstrando que, em todos os lugares, é possível dar a destinação adequada ao lixo. A associação agora tem mais materiais recicláveis para comercializar, além de um novo equipamento para picar papéis, adquirido com recursos repassados pela Suzano. A companhia também atuou na divulgação do trabalho do Recicle Aracruz no município.

Agricultura familiar – Numa outra iniciativa, desde o final do ano passado, a CAF, formada por pequenos produtores rurais de propriedades vizinhas à indústria, ajuda a abastecer o restaurante industrial da fábrica. A empresa compra verduras e legumes dos agricultores locais para o preparo das refeições servidas no restaurante, contribuindo para a geração de renda dos produtores.

O projeto trouxe para a Suzano o Selo Nacional da Agricultura Familiar. É o reconhecimento de uma iniciativa que reúne segurança alimentar, com a garantia da procedência dos produtos que alimentam os empregados, além do benefício às comunidades vizinhas da companhia. Outra vantagem é que o transporte das verduras e legumes tem menos emissões de gases prejudiciais à atmosfera do planeta, por estarem mais perto da empresa.

“Essa parceria com a CAF Aracruz demonstra o nosso comprometimento com o fortalecimento da cadeia de fornecedores locais, estimulando o crescimento da cooperativa e das associações apoiadas pelos nossos programas sociais”, ressaltou o Consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Gerson Peixoto.

As iniciativas envolvendo a CAF e o Recicla Aracruz estão em linha com uma das metas de longo prazo da Suzano: “Mitigar o problema na distribuição de renda retirando 200 mil pessoas da linha de pobreza nas regiões onde a empresa atua”. A parceria com a Recicle Aracruz contribui ainda com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao incentivar o desenvolvimento da cooperativa de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Sobre a Suzano – A Suzano e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas com a operação de 11 fábricas no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Sua atuação é pautada pela Inovação a serviço da Sustentabilidade, e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Suzano
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras