Elas fazem parte do projeto Espírito das Águas, uma iniciativa da Fibria em parceria com o Sebrae-ES
As artesãs do Projeto Espírito das Águas, iniciativa realizada em Aracruz pela Fibria e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), participaram na última semana da 27ª edição da Craft Design, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O evento, que terminou no sábado (6/8), é uma das maiores feiras de artesanato do Brasil.
Foram expostas na feira peças dos grupos Bordadeiras de Santa Cruz, e Criarte e do grupo de Estamparia criado recentemente, ambos Barra do Riacho, em Aracruz. Os artesanatos incluem biscuit (massa), papel marchê, bordado, crochê, pintura, costura e arte em conchas e estamaparia, todos confeccionados pelo projeto Espírito das Águas, cujo nome é inspirado no mar, rios e nas riquezas de Aracruz.
A produção das peças foi criada com a consultoria do Designer Renato Imbroisi e acompanhada pela consultora e artesã capixaba Jacqueline Chiabai. A coleção Espírito das Águas valoriza as espécies marinhas ameaçadas de extinção, preservando suas cores e origens, pintados manualmente pelas artesãs, entre elas Baleia Jubarte, Toninha, Cavalo Marinho e Caranguejo Goiamum. Uma artesã representante das Bordadeiras e uma do Criarte estarão presentes na feira.
A Fibria apoia o Projeto Espírito das Águas desde 2013, em parceria com o Sebrae, com objetivo de fomentar o empreendedorismo por meio da produção artesanal nas comunidades pesqueiras de Barra do Riacho e Santa Cruz, em Aracruz (ES). Esta é a terceira vez que as artesãs do Espírito das Águas participam da Craft Design.