Representantes da Samarco apresentaram, na terça-feira (21/06), os resultados das ações de segurança de barragens desenvolvidas pela empresa a vereadores da Câmara Municipal de Mariana. O Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (GISTM), que visa garantir a estabilidade das estruturas de disposição de rejeitos, foi um dos principais temas abordados durante o encontro. O GISTM tem como finalidade evitar danos às pessoas e ao meio ambiente.
As reuniões com o Poder Legislativo ocorrem mensalmente para o acompanhamento dos projetos executados, com diferentes temas propostos pela Câmara e pela Samarco, relacionados às operações da empresa e de interesse do município.
“É uma agenda importante para apresentar as iniciativas desenvolvidas pela Samarco no território, esclarecer dúvidas e reforçar o compromisso da empresa em fazer uma mineração diferente, sendo transparente sobre os seus processos e, como pautado na agenda, reportando os avanços alcançados no âmbito do GISTM e do Projeto de Descaracterização,” ressaltou o responsável pela área de Relações Institucionais da Samarco, Rodolpho Samorini. O atendimento aos requisitos do GISTM é avaliado e acompanhado por meio de auditoria.
Durante a reunião, foram apresentadas ainda, questões que envolvem a retomada das operações, o andamento das obras de descaracterização da Barragem e Cava de Germano, o rigor tecnológico do Centro de Monitoramento e Inspeção, que monitora todas as estruturas geotécnicas da empresa, bem como o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), que conduz em seu escopo, diversas agendas com as comunidades compreendidas nas Zonas de Altossalvamento (ZAS) como seminários orientativos e simulados.
Em reuniões anteriores, as discussões envolveram temáticas sobre Programa de Monitoramento de Indicadores Socioeconômicos, Programa de Fortalecimento dos Fornecedores Locais, Política de Investimento Socioinstitucional, entre outras.