Após três workshops, o Plano foi consolidado, protocolado e, após mudanças, agora aguarda a aprovação final dos órgãos ambientais
O Plano de Manejo de Rejeitos foi elaborado com muito cuidado pela equipe da Fundação Renova em parceria com especialistas, acadêmicos e organizações da sociedade civil. Após a realização de três workshops sobre o tema, o Plano foi consolidado, protocolado e, após mudanças, agora aguarda a aprovação final dos órgãos ambientais.
No momento, a Renova está trabalhando em uma área piloto no Rio Gualaxo do Norte. Após aprovação do piloto, o Plano será executado nos demais trechos dos cursos d’água atingidos e disponibilizado para consulta no site.
É importante ressaltar que o manejo de rejeitos não representa a remoção total do resíduo liberado para o meio ambiente. Existem diversos tipos de tratamento e recuperação ambiental das áreas afetadas sem necessariamente remover o material. A aplicação do Plano de Manejo fornecerá a melhor tomada de decisão, considerando o menor impacto socioambiental.
Conheça o Plano de Manejo de Rejeitos: