Loading...

Notícia

Publicado: 14/02/2022 16:59h

Artigo: Uma mineração diferente feita por diferentes pessoas

Artigo: Uma mineração diferente feita por diferentes pessoas

Recentemente, completamos um ano da retomada gradual das nossas operações, atingindo a produção de 7,87 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro, embarcadas em 73 navios. Mais do que números e resultados operacionais, ver a Samarco operando novamente, com um processo produtivo integrado, demonstrou que é possível fazer uma mineração diferente.   

Avaliando a empresa, da mina ao porto, observamos um fator em comum e essencial, que garantiu os resultados e que nos inspira a seguir adiante: as pessoas. São elas que contribuem diariamente para a o funcionamento, reestruturação e evolução da Samarco. Por isso, juntamente com a segurança, integridade e mobilização para resultados, o respeito às pessoas é um de nossos valores que nos guiam em nossa jornada.   

Para seguir em frente reforçamos nosso compromisso: não aceitamos qualquer tipo de discriminação, pois prezamos pelo tratamento de todas as pessoas de forma igualitária e intensificaremos nosso trabalho para promover um ambiente em que todos e todas possam se manifestar de maneira livre - sempre pautando o respeito em todos os nossos relacionamentos, e que se sintam seguros e seguras em ser quem são.   

Neste sentido, lançamos na Samarco o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, com objetivo de ir além, pois acreditamos que podemos avançar. Assumimos nosso papel social em prol de uma sociedade e uma empresa mais diversa, equânime e inclusiva.  Reconhecemos os benefícios da diversidade para as empresas. Grupos diversos são mais criativos, inovadores, pois os pensamentos são diferentes e agregadores e, consequentemente, impactam positivamente os resultados da organização.  

Sabemos que temos pela frente um grande desafio, principalmente observando os dados do Brasil, do setor mineral e da nossa empresa, mas juntos e juntas podemos mudar este cenário.  

O lançamento do Programa está alinhado às demandas da sociedade e de nossos acionistas e foi realizado após um amplo diagnóstico, ações internas, como a formação do comitê de diversidade, e adesão às iniciativas como Women In Mining - movimento global que tem como objetivo a ampliação e o fortalecimento da participação das mulheres na indústria mineral - e a Carta Compromisso com a sociedade, assinada pelas empresas do setor junto ao Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).  

Buscamos, dia após dia, a construir a Samarco do futuro, pautada em um ambiente mais diverso, equânime e inclusivo, em que absolutamente todas as pessoas possam ter oportunidades, crescimento, voz, visibilidade e espaço para compartilhar e desenvolver os seus potenciais com segurança e respeito. Estamos todos aprendendo, este é um exercício diário de humildade, em que precisamos estar abertos tanto na nossa organização quanto em nossas vidas. 

Afinal, não há outro caminho, pois uma mineração diferente só pode ser feita por pessoas diferentes.  Além disso, acreditamos que quando podemos ser quem somos, mostramos o melhor que podemos ser. 

Rodrigo Vilela
Diretor-presidente da Samarco


Fonte: Assessoria de Imprensa da Samarco
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras