Em uma ação integrada, quinze projetos ambientais patrocinados pelo Programa Petrobras Ambiental plantarão nesta quarta-feira (17/7) cerca de 4.500 mudas em várias regiões do país. O plantio faz parte de uma ação coletiva para lembrar o dia de Proteção às Florestas. Serão mais de 60 espécies, algumas em extinção, em biomas como Mata Atlântica, Amazônia e Caatinga. As espécies são importantes para funções como alimentação, equilíbrio climático e do solo.
A ação envolverá diferentes públicos, incluindo crianças, jovens, comunidades tradicionais e povos indígenas no reforço à importância de conservar as florestas para a manutenção da vida no planeta. A ideia é aproximar as pessoas dos ambientes naturais, disseminando conhecimentos sobre as espécies, a conscientização sobre a necessidade de preservação dos recursos para gerações futuras e também sobre o uso sustentável dos recursos naturais para a utilização em atividades com fins medicinais, na produção de cosméticos, entre outras. “A ação simbólica de plantio representa o esforço que esses projetos vêm fazendo em educação ambiental em diversas regiões do país. As ações dos 15 projetos de restauração e conservação de florestas, ao longo de dois anos de duração, irão totalizar o plantio de mais de 1 milhão de mudas”, afirma a gerente executiva de Responsabilidade Social, Beatriz Espinosa.
Essa iniciativa conta com uma campanha digital nas redes sociais dos projetos participantes com as hashtags #florestaseclima e #juntospelomeioambiente.
Conheça abaixo o projeto capixaba envolvido nessa ação de proteção às florestas:
Projeto Uruçu Capixaba - www.ibramar.org/urucu - 150 mudas - Bioma Mata Atlântica - Espécies Cedro-rosa, Jacarandá-da-bahia, Palmito-juçara e Pau-brasil