Patrocinado pela Petrobras, projeto visa recuperar áreas degradadas no Espírito Santo
A Petrobras e o Instituto Brasileiro do Mar e Desenvolvimento Social (IBRAMAR) apresentam o projeto Recanto Feliz, na quinta (20/2), no distrito de Paraju, município de Domingos Martins, Espírito Santo. O projeto, patrocinado por meio do Programa Petrobras Socioambiental, prevê a recuperação de áreas degradadas através do reflorestamento e a conservação dos recursos naturais em Área de Preservação Permanente (APP), na microbacia Alto Paraju Oeste.
O objetivo é restaurar áreas produtivas nas margens do braço sul do rio Jucu, com o estabelecimento de sistemas produtivos sustentáveis através do enriquecimento da APP com a inserção de espécies nativas, arbóreas e frutíferas. Além de proporcionar resultados efetivos na minimização dos impactos do assoreamento na região, o sistema gera alternativas de renda, como o agroextrativismo (produção de pupunha e produção de mel) para os agricultores e seus familiares.
O encontro, destinado para comunidade e autoridades locais, produtores rurais, instituições públicas e privadas que atuam na área agrícola e ambiental, será realizado no Centro de Referencia em Assistência Social (Cras). Estão previstas a participação do prefeito de Domingos Martins, Luiz Carlos Prezoti Rocha, dos secretários de Agricultura e Meio Ambiente do município, e de representante do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo.
Programa Petrobras Ambiental Socioambiental
O Programa apoia iniciativas que contribuem para criar soluções e oferecer alternativas com potencial transformador e em sinergia com políticas públicas. Considerando o mesmo horizonte de tempo do Plano de Negócios e de Gestão da Companhia, o Programa Petrobras Socioambiental 2014-2018 incentiva práticas voltadas para um ambiente ecologicamente equilibrado e socialmente equitativo.
Com o conceito Desenvolvimento Sustentável e Promoção dos Direitos, o Programa Petrobras Socioambiental apoia projetos com foco nas seguintes linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte. Seus públicos prioritários são: Mulheres, Negros, Pessoas com Deficiência, Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas, Crianças e Adolescentes e Jovens.
Para ampliar o alcance e o potencial de transformação dos projetos, foram definidos três temas transversais, relacionados às ações afirmativas ligadas à Equidade de Gênero, Igualdade Racial e Inclusão de Pessoas com Deficiência.
Serviço: Data 20/02/2014 Hora: das 13h às 17h Local: Centro de Referencia em Assistência Social - Rua Reinoldo Kieffer, nº 02 - Ponto Alto, Domingos Martins
Fonte: Assessoria de Imprensa Petrobras